Fed vê inflação de serviços elevada e com poucos sinais de alívio
Por Howard Schneider
(Reuters) - A inflação em partes importantes do setor de serviços dos Estados Unidos "permanece elevada e não mostra sinais de alívio", disse o Federal Reserve em seu último relatório de política monetária ao Congresso, uma visão geral de onde a economia está divulgada antes do depoimento na próxima semana do chair do Fed, Jerome Powell.
As expectativas de que o Fed reduza a inflação, disse o relatório, "podem depender em parte de uma maior flexibilização das condições apertadas do mercado de trabalho", o que significa um provável aumento do desemprego nos EUA.
"A demanda por mão de obra diminuiu em muitos setores da economia, mas continua a exceder a oferta de trabalhadores disponíveis, com vagas de emprego ainda elevadas", disse o relatório.
Os ganhos salariais desaceleraram na primeira parte do ano, mas "permanecem acima do ritmo consistente com a inflação de 2% no longo prazo".
O relatório observou que os empréstimos bancários "apertaram notavelmente" no ano passado e provavelmente se contrairão ainda mais após a quebra de vários bancos regionais em março.
Mas "apesar das preocupações com a lucratividade de alguns bancos, o sistema bancário continua sólido e resiliente", disse o relatório.
(Reportagem de Howard Schneider)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.