Ibovespa recua apesar de BC indicar chance de corte da Selic em agosto
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira, em mais uma sessão de correção na bolsa paulista, mesmo após o Banco Central sinalizar claramente a possibilidade de começar o ciclo de flexibilização monetária em agosto.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,61%, a 117.522,87 pontos. Na máxima, em uma primeira reação à ata do Copom, chegou a 119.211,58 pontos. O volume financeiro somou 25,3 bilhões de reais.
Para o analista Alison Correia, da casa de análise Top Gain, o mercado local experimentou mais uma sessão de ajuste, após semanas de altas na expectativa de uma possível sinalização do BC sobre corte da Selic, o que acabou acontecendo nesta sessão.
A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária mostrou que a maioria dos membros do Copom vê chance de iniciar um afrouxamento monetário "parcimonioso" no próximo encontro a depender da continuação do processo desinflacionário em curso.
O documento, divulgado nesta terça-feira, refere-se à reunião da semana passada, quando o BC manteve a Selic em 13,75% ao ano e atrelou decisões futuras a dados econômicos.
Economistas do Itaú Unibanco revisaram suas expectativas e agora esperam que o Copom comece reduzir a taxa em agosto, com um corte de 0,25 ponto percentual. Antes, estimavam esse movimento apenas em setembro.
"Apesar das ressalvas mais duras, considerando que a maioria prevalece e a mensagem explícita...mudamos nosso cenário para o restante do ano", afirmou a equipe chefiada pelo ex-BC Mario Mesquita em relatório enviado a clientes.
O Itaú agora espera quatro cortes, sendo dois cortes de 0,25 ponto seguidos por duas reduções de 0,50 ponto, levando a Selic para 12,25% no final de 2023. Antes, previa três cortes a partir de setembro, com a Selic encerrando o ano a 12,5%.
Na visão de Correia, da Top Gain, a sinalização do BC é uma notícia positiva para a bolsa, "sem sombra de dúvida", mas que vem após uma sequência de ganhos e com várias instituições já tendo se posicionado antecipadamente para tal cenário.
No mercado, a expectativa majoritária já era de um corte de 0,25 ponto em agosto, conforme as duas últimas pesquisas Focus.
Alguns profissionais do mercado também citaram como argumento para a correção na bolsa a decisão do BC de elevar a estimativa de taxa de juros real neutra de 4,0% para 4,5%, bem como a visão de que o ciclo de corte não deve ser longo.
Para Alan Dias Pimentel, especialista da Blue3 Investimentos, o fato de o BC mostrar que ainda não está confortável em reduzir os juros ajudou no movimento de realização de lucros.
Até a véspera, o Ibovespa acumulava em junho alta ao redor de 9%. Da mínima intradia do ano apurada em março, quando trabalhou abaixo dos 97 mil pontos, o ganho era de cerca de 22%.
Correia chamou atenção para o fato de o semestre fechar na sexta-feira, o que faz com que muitos investidores e gestores embolsem parte dos ganhos recentes.
No exterior, Wall Street teve uma sessão positiva, com dados econômicos otimistas dos Estados Unidos acalmando preocupações sobre uma recessão iminente desencadeada pelos aumentos agressivos da taxa de juros do Federal Reserve.
DESTAQUES
- ALPARGATAS ON perdeu 7,76%, a 9,15 reais, ampliando a correção no mês, após tocar uma máxima intradia desde o começo de fevereiro no último dia 16. Agora, recua mais de 12% em junho. Também ampliando a perda mensal, PETZ ON caiu 5,42% no dia.
- GPA ON cedeu 4,72%, a 15,96 reais, ainda pressionada pela notícia de que o Casino pode vender sua participação na companhia como parte de um plano de três anos de venda de ativos da rede de varejo francesa, que detém 40,9% do varejista brasileiro.
- ITAÚ UNIBANCO PN recuou 1,12%, a 28,31 reais, mas BRADESCO PN subiu 0,17%, a 16,37 reais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que conversará com o ministro da Fazenda e presidentes de bancos sobre juros do consignado.
- VALE ON avançou 1,2%, a 66,83 reais, uma vez que os futuros do minério de ferro na China se recuperaram. O contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange encerrou o pregão diurno com alta de 4,11%, a 824 iuanes (114,24 dólares) por tonelada.
- PETROBRAS PN fechou em baixa de 0,78%, a 30,6 reais, em dia de queda dos preços do petróleo no exterior, com o barril de Brent encerrando o dia negociado com declínio de 2,59%.
- MINERVA ON subiu 3,98%, a reais, em sessão mista para empresas de proteínas, com MARFRIG ON em baixa de 0,69%, JBS ON ganhando 2,46% e BRF ON recuando 2,69%.
- XP INC, que é negociada em Nova York, caiu 2,52%, a 22,45 reais. O Itaú Unibanco informou mais cedo que vendeu na segunda-feira 10 milhões de ações da plataforma de investimentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.