AmEx tem resultado acima do esperado no trimestre com alta em gastos com cartões
(Reuters) - A American Express superou as estimativas do mercado para o lucro do segundo trimestre neta sexta-feira, uma vez que sua base de clientes continuou a gastar, sem se deixarem abater pela inflação persistente e pelo aumento das taxas de juros.
Embora a inflação esteja afetando os bolsos da maioria dos norte-americanos e pesando sobre a economia, a AmEx tem passado relativamente incólume, já que sua base de clientes jovens e ricos continua fazendo compras, jantando fora e viajando.
Os volumes totais de transações da companhia aumentaram 8%, chegando a 426,6 bilhões de dólares no segundo trimestre encerrado em 30 de junho.
"Os gastos dos membros do cartão atingiram outro recorde histórico, crescendo 8% em uma base ajustada pelo câmbio, impulsionados por um crescimento de dois dígitos nas despesas dos membros do cartão internacional e do consumidor dos EUA", disse o presidente-executivo, Stephen Squeri.
A empresa de cartões de crédito teve lucro de 2,89 dólares por ação no trimestre, superando a expectativa média dos analistas de 2,81, de acordo com dados da Refinitiv.
A atividade dos usuários dos cartões da companhia ajudou a empresa no trimestre a compensar alta nas provisões para inadimplência. O total de provisões da AmEx para perdas de crédito foi de 1,2 bilhão de dólares no segundo trimestre, em comparação com 410 milhões no ano anterior.
A receita total, líquida de despesas com juros, aumentou 12%, chegando a 15,05 bilhões de dólares, impulsionada por volumes médios de empréstimos mais altos e pelo aumento dos gastos dos membros do cartão.
As ações da American Express acumulam alta de quase 20% este ano.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.