Minério de ferro sobe com novo suporte da China
Por Carman Chew
CINGAPURA (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro subiram nesta segunda-feira depois que as autoridades chinesas anunciaram medidas para aumentar o consumo, embora a lentidão do setor manufatureiro na China e preocupações persistentes sobre a demanda por aço tenham limitado os ganhos.
O contrato de minério de ferro de setembro mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com alta de 0,5%, a 841,5 iuanes (117,79 dólares) por tonelada, após recuar nas duas sessões anteriores.
Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em setembro subiu 0,9%, para 107,6 dólares a tonelada, também após duas sessões de quedas.
O Conselho de Estado da China emitiu medidas para restaurar e expandir o consumo nos setores automobilístico, imobiliário e de serviços, com o objetivo de desempenhar plenamente o "papel fundamental" do consumo no desenvolvimento econômico.
As maiores cidades da China, incluindo Pequim e Shenzhen, disseram no fim de semana que implementariam medidas para atender melhor as necessidades dos compradores de imóveis, sem dar detalhes, com o objetivo de sustentar um setor imobiliário que vê poucos sinais de recuperação.
A atividade manufatureira na segunda maior economia do mundo caiu pelo quarto mês consecutivo em julho, embora em um ritmo mais lento, mostrou uma pesquisa industrial oficial, reforçando a necessidade de mais apoio político para impulsionar a demanda doméstica.
"Achamos que o mercado entrará em superávit com o início dos crescentes controles de produção de aço, reduzindo as vendas; enquanto isso, esperamos que a oferta de minério de ferro permaneça relativamente estável no segundo semestre de 2023", disseram analistas do Citi em nota.
As siderúrgicas da província de Yunnan, no sudoeste da China, foram instadas a se preparar para cortes de produção, a fim de cumprir um mandato do governo de limitar a produção de 2023 ao nível do ano passado, disseram duas consultorias chinesas na sexta-feira passada.
A maioria dos benchmarks de aço na Bolsa de Futuros de Xangai registrou ganhos. O contrato de vergalhão mais ativo subiu 0,2%, a bobina laminada a quente caiu 0,2%, fio-máquina subiu 1,2%, e o aço inox teve alta de 1,0%.
(Reportagem de Carman Chew)
Deixe seu comentário