Atividade de serviços da China expande em dezembro no ritmo mais rápido em 5 meses, mostra PMI do Caixin

PEQUIM (Reuters) - A atividade de serviços da China expandiu no ritmo mais rápido em cinco meses, graças a um aumento sólido nos novos negócios, segundo uma pesquisa do setor privado nesta quinta-feira, elevando o grau de otimismo no setor a um recorde de três meses.

Os dados, que oferecem uma visão geral do sentimento empresarial, contrastaram com uma pesquisa oficial divulgada no domingo, que mostrou que um subíndice da atividade de serviços encolheu novamente no final de 2023, aumentando os pedidos por mais medidas de estímulo.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global subiu para 52,9 em dezembro, em comparação com 51,5 em novembro, acima da marca de 50 que separa crescimento de contração e registrando a leitura mais alta desde julho.

Ajudadas pelo volume robusto de novos negócios, que expandiram pela taxa mais rápida desde maio, as empresas atribuíram a melhora ao aumento do número de clientes e dos gastos.

"O número total de clientes aumentou ligeiramente em dezembro em comparação com novembro", disse o proprietário de um restaurante de sobrenome Jin, com sede em Hangzhou, uma cidade no leste da província de Zhejiang.

"Mas, ainda assim, os negócios em 2023 foram piores do que em 2022 devido à tendência macroeconômica", disse Jin.

A demanda estrangeira por serviços chineses também aumentou no mês passado. Cerca de 214.000 viajantes da França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Malásia entraram na China em dezembro após a entrada em vigor da política de isenção de visto, um aumento de 28,5% em relação a novembro, de acordo com a Administração Nacional de Imigração.

A melhora nas condições de demanda levou as empresas a aumentar os níveis de funcionários, já que planejavam atender às crescentes necessidades de negócios. Um subíndice de emprego voltou a expandir em dezembro, depois da contração de novembro.

As empresas de serviços permaneceram otimistas em relação à sua atividade em 2024, com o nível de sentimento positivo aumentando para um recorde de alta de três meses, embora ainda abaixo da média das séries.

Continua após a publicidade

Juntamente com o PMI do setor industrial do Caixin, que foi melhor do que o esperado, o PMI Composto do Caixin/S&P subiu para 52,6 no mês passado, em comparação com 51,6 de novembro, a leitura mais alta desde maio.

(Reportagem de Ellen Zhang e Ryan Woo)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes