Ações da China caem apesar de restrições do governo a vendas a descoberto

XANGAI (Reuters) - As ações da China caíram nesta segunda-feira apesar de novas restrições impostas pelo governo às vendas a descoberto, enquanto os papéis do setor de petróleo lideraram a alta em Hong Kong.

Os investidores não se importaram com a notícia de que o China Evergrande Group recebeu ordem de liquidação de um tribunal de Hong Kong, julgando que isso já havia sido precificado.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com queda de 0,9%, enquanto o índice de Xangai caiu 0,92%, com a perda de força de uma recuperação desde meados da semana passada, desencadeada por um novo afrouxamento monetário.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, avançou 0,78%, com os gigantes chineses do setor petrolífero saltando em meio aos preços mais altos do petróleo bruto.

No domingo, o órgão de fiscalização de valores mobiliários da China disse que suspenderia o empréstimo de ações bloqueadas para vendas a descoberto a partir de segunda-feira. O órgão regulador também desacelerará o processo de empréstimo de ações no mercado de refinanciamento de títulos a partir de 18 de março.

Yang Delong, economista-chefe da First Seafront Fund Management Co, disse que as medidas "enfraquecerão os vendedores a descoberto e fortalecerão o suporte ao mercado".

Mas Yuan Yuwei, gerente de fundos de hedge da Water Wisdom Asset Management, disse que as vendas a descoberto na verdade ajudam a reduzir a volatilidade dos preços, e que as novas medidas "não alteram os fundamentos, que, em última análise, determinam os preços".

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,77%, a 36.026 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,78%, a 16.077 pontos.

Continua após a publicidade

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,92%, a 2.883 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,90%, a 3.303 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,89%, a 2.500 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,69%, a 18.119 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,61%, a 3.140 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,30%, a 7.578 pontos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes