Servidores ambientais fecham acordo com governo para encerrar greve, mas vão manter mobilização

BRASÍLIA (Reuters) - Representantes dos servidores da área do meio ambiente informaram nesta segunda-feira que fecharam um acordo com o governo federal para encerrar uma greve que reduziu os esforços para proteger a floresta amazônica e atrasou o licenciamento de projetos de petróleo e gás, embora tenham deixado clara a intenção de manter uma mobilização por condições melhores.

"A Ascema Nacional destaca que o acordo foi feito a contragosto dos servidores... em que os servidores se viram na obrigação de aceitar a proposta para não ter prejuízo ainda maior. A greve deve acabar, mas a mobilização continuará. Temos COP30 em 2025 e muita luta pela frente, com um calendário de ações a ser elaborado nos próximos dias", disse a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente em nota.

O acordo foi acertado em reunião nesta segunda-feira no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Procurada, a pasta não comentou a nota da Ascema em um primeiro momento.

De acordo com a Ascema, a compensação e reposição salarial dos dias parados durante a greve serão homologadas pelo Ministério da Gestão nos termos do que for acordado entre os servidores, o Ministério do Meio Ambiente e suas vinculadas.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello e Fábio Teixeira)

Deixe seu comentário

Só para assinantes