STOXX 600 toca pico desde julho com impulso dos setores de seguros e químico
Por Pranav Kashyap e Lisa Pauline Mattackal
(Reuters) - O índice de referência das ações europeias subiu nesta quarta-feira para seu nível mais alto desde julho, impulsionado por ações de seguros e produtos químicos, antes dos resultados da Nvidia e de dados econômicos que serão acompanhados de perto.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,33%, a 520,60 pontos. O setor de produtos químicos liderou os ganhos, com alta de 1,4%, atingindo o maior patamar em mais de dois meses, com Givaudan, Symrise AG e Covestro com altas de mais de 3%.
O setor de seguros também impulsionou o índice e avançou 1,2%, depois que a Ageas, sediada na Bélgica, saltou 3,9%. Os resultados operacionais líquidos semestrais superaram as expectativas e a empresa anunciou um programa de recompra.
Os dados de confiança do consumidor da zona do euro serão divulgados na quinta-feira, assim como os relatórios de preços ao consumidor da Alemanha e da Espanha. Uma impressão importante sobre a inflação da zona do euro está prevista para sexta-feira, com investidores observando os dados em busca de mais pistas sobre a política monetária.
O Banco Central Europeu (BCE) se reunirá em setembro e os mercados precificaram corte de 25 pontos-base no juros, embora formuladores de política monetária tenham enfatizado a necessidade de os dados de inflação melhorarem.
"O mercado talvez esteja descontando excessivamente os riscos de uma inflação rígida na Europa", disse Geoff Yu, estrategista macro da região EMEA do BNY Mellon.
"Com base apenas nos comentários, o BCE está indiscutivelmente ainda mais duro, embora os preços de mercado estejam trabalhando na direção oposta, em desafio."
O setor de recursos básicos cedeu 1,2%, a maior perda em um dia em mais de três semanas, com os preços dos metais pressionados por um dólar mais forte e por preocupações com a demanda da China.
O setor de tecnologia reduziu os ganhos iniciais e ficou estável antes dos resultados do segundo trimestre da Nvidia, peso pesado do setor, esperados após o fechamento dos mercados dos EUA.
O desempenho da empresa serve como um indicador crucial das tendências do mercado, sendo provável que até mesmo uma pequena decepção prejudique o sentimento em torno das empresas relacionadas à inteligência artificial, mesmo com as ações europeias tendo se recuperado amplamente de uma venda global de papeis em agosto.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,02%, a 8.343,85 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,54%, a 18.782,29 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,16%, a 7.577,67 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,30%, a 33.880,05 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,05%, a 11.332,00 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,41%, a 6.718,24 pontos.
Deixe seu comentário