CORREÇÃO-Atividade empresarial dos EUA atinge maior nível em 31 meses em novembro

(Corrige 1º parágrafo para "maior nível", em lugar de "menor nível")

WASHINGTON (Reuters) - Uma medida da atividade empresarial dos Estados Unidos atingiu o maior nível em 31 meses em novembro, impulsionada pela expectativa de taxa de juros mais baixa e políticas mais favoráveis aos negócios por parte do governo do presidente eleito Donald Trump no próximo ano.

A S&P Global disse nesta sexta-feira que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto dos EUA, que acompanha os setores de manufatura e serviços, aumentou para 55,3 neste mês. Esse foi o nível mais alto desde abril de 2022 e seguiu-se a uma leitura de 54,1 em outubro.

Leitura acima de 50 indica expansão no setor privado e o resultado indica que o crescimento econômico provavelmente acelerou no quarto trimestre. A economia cresceu a uma taxa anualizada de 2,8% no trimestre de julho a setembro.

"O aumento no PMI preliminar indica que o crescimento econômico está acelerando no quarto trimestre", disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence. "A perspectiva de taxa de juros mais baixa e uma abordagem mais pró-negócios do novo governo alimentou um maior otimismo, ajudando, por sua vez, a impulsionar a produção e a entrada de pedidos em novembro."

O setor de serviços foi responsável por grande parte do aumento no PMI, embora o declínio no setor industrial tenha se estabilizado.

A medida da pesquisa de novos pedidos recebidos pelas empresas privadas aumentou para 54,9 em relação aos 52,8 registrados em outubro. Os aumentos de preços desaceleraram ainda mais, com o indicador de preços médios pagos pelas empresas por insumos caindo para 56,7, de 58,2 no mês passado.

As empresas também não estavam conseguindo aumentar significativamente os preços em meio à crescente resistência dos consumidores.

Uma medida dos preços cobrados pelas empresas por seus bens e serviços caiu para 50,8, o nível mais baixo desde maio de 2020, de 52,1 em outubro.

Continua após a publicidade

O PMI preliminar de manufatura subiu de 48,5 no mês passado para 48,8, em linha com as expectativas dos economistas. O PMI de serviços subiu para 57,0, a leitura mais alta desde março de 2022, de 55,0 em outubro e contra expectativa dos economistas de 55,2.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.