Wall St sobe e small-caps tocam recorde após Trump indicar secretário do Tesouro
Por Saeed Azhar e Johann M Cherian e Purvi Agarwal
(Reuters) - Os principais índices de Wall Street fecharam em alta nesta segunda-feira, com o índice Russell 2000, de small-caps, atingindo um recorde histórico após a indicação de Scott Bessent como secretário do Tesouro dos Estados Unidos, o que ajudou a reduzir os rendimentos dos títulos norte-americanos.
O foco também se voltou para as negociações de um acordo de cessar-fogo entre Israel e Líbano, o que fez com que os preços do petróleo recuassem, pressionando o setor de energia do S&P500 para uma queda de 2%.
O presidente eleito Donald Trump pôs fim a semanas de especulação ao indicar na sexta-feira o gestor de fundos Scott Bessent como sua escolha para secretário do Tesouro dos EUA. Alguns estrategistas de investimento disseram que Bessent pode tomar medidas para restringir mais empréstimos do governo, mesmo que ele cumpra as promessas de campanha fiscais e comerciais.
"Desta vez, o foco está na política tarifária -- especialmente agora que a escolha de Scott Bessent como secretário do Tesouro parece ter aliviado as principais preocupações fiscais", disse James Reilly, economista sênior de mercado da mesa da Capital Economics.
O S&P 500 ganhou 0,30%, para 5.987,15 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,27%, para 19.055,15 pontos. O Dow Jones subiu 0,99%, para 44.735,53 pontos.
O índice de small-caps atingiu o maior pico intradiário de todos os tempos, de 2.466,49 pontos, eclipsando o nível recorde alcançado há três anos, conforme rendimentos dos Treasuries caíram acentuadamente, com o retorno do título de 30 anos liderando as quedas.
Os rendimentos mais baixos ajudaram o setor imobiliário, que é mais sensível a taxas, a subir, enquanto o índice de habitação também avançou 4,5%.
As ações do setor de bens de consumo discricionário lideraram os ganhos setoriais, auxiliadas pela alta de 2,2% da Amazon.com.