IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Vale confirma entrada em Belo Monte com compra de parcela do Bertin

Crianças brincam nas águas de um braço do rio Xingu no povoado de Santo Antonio, local onde está previsto a construção da Casa de Força Principal da Hidrelétrica de Belo Monte - Lalo de Almeida/Folha Imagem - 13.set.2009
Crianças brincam nas águas de um braço do rio Xingu no povoado de Santo Antonio, local onde está previsto a construção da Casa de Força Principal da Hidrelétrica de Belo Monte Imagem: Lalo de Almeida/Folha Imagem - 13.set.2009

28/04/2011 18h30

SÃO PAULO - A Vale confirmou nesta quinta-feira (28) sua entrada no capital da Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

O conselho de administração da mineradora aprovou a compra da parcela de 9% detida pela Gaia Energia, do Bertin, na empresa. Segundo comunicado distribuído à imprensa, a Vale vai reembolsar a Gaia pelos investimentos já feitos e assumir os compromissos futuros, "o que é estimado em R$ 2,3 bilhões".

A companhia justifica a iniciativa dizendo que é uma grande consumidora de energia elétrica e tal consumo vai crescer nos próximos anos, acompanhando os investimentos em novos projetos de mineração.

Com a entrada em Belo Monte, a Vale espera gerar parte da energia e, com isso, reduzir o gasto que teria se fosse adquirir o insumo pelo preço de mercado.

"Desse modo, o retorno esperado para a Vale a partir do investimento em Belo Monte é superior ao nosso custo de capital e em linha com o que havia sido estimado à época da participação da Vale no leilão", completa o comunicado.

(Valor)