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Claro vai investir R$ 10 bilhões no Brasil até 2012

12/09/2011 15h34

SÃO PAULO - Sob um cenário de crescimento da competição no setor de telecomunicações, a Claro vai investir R$ 10 bilhões no Brasil até o fim de 2012, disse Carlos Zenteno, presidente da companhia no país, que participa hoje da Futurecom, realizada em São Paulo.

O executivo explicou que o aporte abrange a soma dos recursos da operadora, da Embratel e da Net, as outras duas empresas do grupo América Móvil. "Parte desse investimento já está em campo, com o esforço para migrar nossa rede de fibra ópticas totalmente para uma rede IP".

Atualmente, a rede das três companhias totaliza 89 mil quilômetros. Em relação à rede de terceira geração (3G), a estimativa da operadora é superar a marca de mil cidades até o fim de 2012. Hoje, o serviço está disponível em 575 municípios.

O executivo reforçou que a integração - ao menos do ponto de vista tecnológico - das três companhias está em curso já há três anos e que esse processo deve ser acelerado com novos fatores como a aprovação do PLC 116 e a estratégia de investir na oferta de serviços e produtos combinados aos consumidores.

"Temos que fazer essa sinergia para aproveitar melhor a nossa força, não só em termos de preço, mas também de integração de tecnologias e no ganho de escala em relação às negociações com fornecedores", afirmou. Entre as possíveis novas ofertas, ele não descartou o lançamento de um serviço de vídeo sob demanda.

Quanto à recente perda do segundo lugar em número de clientes para a TIM, Zenteno ressaltou que retomar essa posição será uma consequência da estratégia de longo prazo que a Claro vem adotando ao focar na melhoria da qualidade de sua rede e do atendimento aos seus consumidores. "Estamos fazendo o trabalho de acordo com o que tínhamos planejado e continuamos crescendo de maneira responsável".

Entre os fatores que a operadora vêm priorizando, disse ele, estão a educação do usuário acerca de novas tecnologias e dispositivos. "Muitos consumidores não sabem o que é um tablet ou mesmo qual a diferença entre esse produto e um smartphone".

Em outra frente, Zenteno falou sobre acordos em negociação para o lançamento de modelos de dispositivos com conteúdos exclusivos da Claro na América Latina. Entre essas novidades, está um tablet com tela de 8,9 polegadas. O fabricante em questão não foi revelado. O executivo citou também parcerias com universidades para a entrega de tablets com aplicativos específicos dessas instituições.

(Moacir Drska | Valor)