IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

BC trabalha com reajuste zero para gasolina e gás de bujão

19/07/2012 10h42

BRASÍLIA - O Banco Central prevê que os preços da gasolina e do gás de botijão terminarão 2012 no mesmo patamar do fim do ano passado, informou a autoridade monetária na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira (19).

A estimativa do BC ganha importância em um momento em que a Petrobras insiste nos pedidos de reajuste do preço da gasolina. Já houve um realinhamento que foi compensado pela redução da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

A ata informa que a projeção de reajuste das tarifas de telefonia fixa pressupõe queda de 1% para o acumulado do ano, e não mais elevação de 1,5%. Em contrapartida, a estimativa de aumento das tarifas de eletricidade subiu de 1,3% para 1,4%.

O conjunto dos preços administrados por contrato e monitorados pelo setor público deverá apresentar variação acumulada de 3,6% neste ano, ante 4% considerados na reunião do Copom de maio. Em 2013, esse conjunto de preços deverá subir 4,5%.

A expectativa considera, entre outras variáveis, componentes sazonais, variações cambiais, inflação de preços livres e inflação pelo Índice Geral de Preços (IGP).

(Murilo Rodrigues Alves e Mônica Izaguirre | Valor)