Kodak coloca divisão de filmes fotográficos à venda
Como parte de seu processo de reestruturação, iniciado a partir de um pedido de concordata em janeiro deste ano nos Estados Unidos, a Kodak anunciou que está colocando à venda sua divisão de filmes fotográficos. O negócio em questão foi um dos principais responsáveis pela trajetória de sucesso da companhia e por levar a Kodak a um patamar de destaque no setor. Em termos de receita, a unidade gera cerca de US$ 1,8 bilhão por ano.
Segundo a Kodak, a ideia é acelerar a venda da divisão. A previsão da companhia para concluir uma negociação é o primeiro semestre de 2013. O processo contará com a assessoria da Lazard. Além dos filmes fotográficos, a unidade inclui recursos como os quiosques para a revelação de filmes digitais.
Produtos e serviços de impressão
Essa estratégia integra uma série de esforços da empresa para retomar sua posição de destaque e voltar a ser relevante. Nesse processo, a companhia vem buscando focar suas operações nas ofertas de produtos e serviços de impressão comercial e empresarial.
Em meio a esse direcionamento, a nova decisão foi reforçada pela dificuldade da Kodak em atrair interessados para um leilão de cerca de 1,1 mil patentes de sua propriedade. Inicialmente, o portfólio foi avaliado em US$ 2,6 bilhões.
A venda dos ativos de filmes fotográficos, as iniciativas para reduzir custos e as receitas geradas pelo portfólio de patentes digitais são fatores importantes para o sucesso da reestruturação da Kodak, informou a empresa em comunicado. "O início do processo de venda da divisão é um passo importante em nossa reorganização para concentramos nossos negócios nos mercados comerciais", afirmou Antonio M. Perez, presidente do conselho e executivo-chefe da Kodak.
"Além disso, estamos dando continuidade às iniciativa para reduzir nossa estrutura de custos e racionalizar nossos modelos operacionais, em um esforço para que a empresa retorne à lucratividade", acrescentou.
No segundo trimestre, a Kodak reportou um prejuízo líquido de US$ 299 milhões, ante uma perda de US$ 179 milhões no mesmo intervalo de 2011. Na mesma base de comparação, a receita da companhia apresentou uma queda de 27%, para US$ 1,07 bilhão.
(Moacir Drska | Valor)
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