Brasil terá fábrica de plástico de alta performance da Lanxess
CHARLOTTE - O grupo alemão Lanxess oficializou na segunda-feira (17) a inauguração de sua primeira fábrica de plástico de alta performance na cidade de Gastonia, na Carolina do Norte (EUA). A unidade consumiu investimentos de 20 milhões de euros e deverá atender a demanda da América do Norte.
Essa unidade produzirá compostos plásticos, como poliamida (PA) e polibutileno terafitálico (PBT), materiais conhecidos como plásticos de engenharia, voltados, sobretudo, para a indústria automobilística. Esses produtos, associados a aditivos e fibras de vidro, podem ser aplicados em diversas partes de um automóvel, substituindo metais.
A capacidade atual da unidade será de 20 mil toneladas por ano, mas poderá dobrar, dependendo da demanda, afirmou ao Valor Andreas Scheurell, diretor para América Latina da divisão de materiais de alta performance (HPM, na sigla em inglês).
No Brasil, um investimento parecido está sendo feito na cidade de Porto Feliz, em São Paulo. A fábrica paulista produzirá esses mesmos termoplásticos a partir do terceiro trimestre de 2013.
A unidade de Porto Feliz está recebendo investimentos de R$ 75 milhões para a construção da unidade de HPM e de bladders (insumo que dá a forma final ao pneu). Atualmente, essa unidade paulista produz somente pigmentos de cores para tintas.
A decisão da companhia alemã, que registrou faturamento global em 2011 de 8,8 bilhões de euros, reflete a estratégia de crescer no mercado americano. A empresa já possui outras unidades de negócios nos EUA, mas não tinha uma unidade de plástico de alta performance. No Brasil, a companhia faturou cerca de 900 milhões de euros.
(Mônica Scaramuzzo | Valor)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.