IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Anfavea diz que espera análise da Fazenda sobre IPI na próxima semana

Edna Simão

Do Valor

23/10/2012 14h00

O vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou nesta terça-feira (23) que espera para a próxima semana uma análise do governo sobre a prorrogação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido dos carros, que termina no dia 31 de outubro.

Moan e representantes do setor automotivo estiveram reunidos nesta terça-feira com o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo de Oliveira.

Depois da avaliação do governo, ele espera que o setor seja chamado para conhecer o "posicionamento firme" da área econômica sobre o assunto.

Moan defendeu a prorrogação do benefício para que os preços continuem baixos, o que acaba impulsionando as vendas. "Preços mais baixos sempre alavancam as vendas", frisou o vice-presidente.

Segundo ele, o estoque das montadoras atualmente é de 32 dias, praticamente dentro da normalidade (30 dias). Moan reforçou ainda que a manutenção do IPI reduzido faz com que os preços também continuem mais baixos ao consumidor."Vamos aguardar um posicionamento do governo", frisou o vice-presidente.

Segundo o representante da Anfavea, o assunto da reunião não foi a prorrogação do IPI reduzido para carros. Moan afirmou que a reunião foi para tratar de ajustes no Inovar-Auto, novo regime automotivo que começa a vigorar no próximo ano.