Vendas de veículos novos recuam 7,2% em maio ante 2013, nota Fenabrave
As vendas de veículos novos no país (entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus) caíram 7,2% em maio, na comparação com igual período de 2013. Em relação a abril, que teve um dia útil a menos de venda, houve leve alta, de 0,05%.
No total, foram licenciadas 293,4 mil unidades em maio, conforme números divulgados pela Fenabrave, a entidade que representa as concessionárias de carros.
O resultado leva para 5,5% a queda das vendas no acumulado do ano até maio, que estava em 5% até o fechamento de abril.
Depois de um primeiro bimestre positivo, renovando recorde de vendas, o mercado entrou em rota de queda com o impacto da retirada de descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Montadoras e concessionárias também reclamam da seletividade dos bancos nas aprovações de crédito ao setor.
Só no mercado de carros de passeio e utilitários leves, os emplacamentos somaram 277,9 mil unidades em maio, 7,5% abaixo do volume de um ano atrás e 0,7% inferior a abril.
Na briga entre as marcas, a Fiat liderou o ranking no mês passado, com 20,1% das vendas totais. Na sequência, veio a Volkswagen, com 18%, que recuperou a segunda colocação que tinha ficado com a General Motors (GM) no mês anterior. Dessa vez, a marca de origem americana teve 17,6% das vendas, enquanto a Ford, quarta colocada, ficou com 8,8%.
A boa notícia para o setor foi a reação esboçada pelo mercado de caminhões. Em maio, os emplacamentos dos veículos pesados subiram 17% comparativamente a abril e 1,5% ante maio de 2013. No total, foram vendidos 12,9 mil caminhões no mês passado.
O balanço da Fenabrave mostra ainda uma alta 3,2% das vendas de ônibus na passagem de abril para maio. Foram emplacados 2,6 mil ônibus no mês passado, 11,8% a menos do que em igual período de 2013.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.