IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Álvaro Dias acredita que derrota do Brasil não terá reflexo nas urnas

09/07/2014 17h05

Um dos poucos senadores que circularam pelo Congresso Nacional nesta quarta-feira, o tucano Álvaro Dias (PSDB-PR) rechaçou a possibilidade de a derrota do Brasil para a Alemanha na Copa do Mundo de futebol contaminar o humor do brasileiro e afetar os rumos da eleição presidencial.

"Não creio que o povo brasileiro misture as bolas. Futebol é futebol. A vida de todos nós tem outros componentes", afirmou. "O povo brasileiro sabe que, acabou a Copa, vai pisar o chão da realidade do país e ter que viver seus problemas."

Dias defendeu que é preciso fazer uma investigação a fundo dos gastos com a Copa. Sem apresentar denúncia mais consistente, o senador afirmou que "o que se impõe agora à autoridade pública do Brasil é uma investigação dos desvios ocorridos na organização da Copa do Mundo. Ninguém acredita que pudéssemos gastar o que gastaram nas três últimas Copas somadas. Portanto, houve superfaturamento, desvio, desperdício e corrupção. Não podemos ser cúmplices".

Tal investigação, que para o senador poderia vir até por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), não ocorrerá este ano. "Seria até o caso de uma CPI, mas como estamos no processo eleitoral, não é apropriado. Mas no início de um novo período legislativo esse assunto pode ser discutido até como antídoto que teremos à Olimpíada de 2016." Dias é candidato à reeleição como senador no Paraná.