IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Vendas de carros importados caem mais de 25% até julho, aponta Abeifa

12/08/2015 18h22

O quadro de baixa confiança e recessão econômica que vem afetando as vendas das montadoras brasileiras também derruba as importações de veículos, em percentuais superiores à média do mercado.

Balanço divulgado nesta quarta-feira pela Abeifa, entidade que abriga importadoras de automóveis, mostra que a comercialização de carros importados das 27 marcas associadas à entidade recua 25,2% neste ano, acima dos 20% negativos do consumo total de veículos leves no Brasil.

No total, as filiadas da Abeifa, que vão desde grifes de superluxo como Ferrari, Maserati e Lamborghini a marcas mais populares como as chinesas JAC Motors e Chery, comercializaram 38,2 mil carros no país - se excluídas da conta as vendas de veículos nacionais de montadoras que já têm fábricas no Brasil, caso da BMW, da Jeep e da própria Chery.

Só a coreana Kia Motors, responsável pelo maior volume do grupo, teve queda de 25%, somando 10,2 mil carros até julho. Na JAC Motors, o recuo é ainda maior, de 37,9%, para 3,4 mil unidades em igual período.

Em geral, o segmento premium mostra melhor desempenho, embora marcas como Land Rover e Dodge - com quedas, respectivamente, de 11,9% e 3,9% - continuem no vermelho.

Na contramão do mercado, as vendas de carros da Volvo estão subindo 18,3%, para 2,2 mil entre janeiro e julho. Na Porsche, os sete primeiros meses terminaram com 399 carros emplacados, sete a mais do que em igual período de 2014.