IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Laudo aponta que Eletropaulo deve pagar R$ 1,7 bilhão à Eletrobras

Julián Stratenschulte/EFE
Imagem: Julián Stratenschulte/EFE

17/09/2015 20h48

Um laudo preliminar elaborado por um perito judicial apontou que a Eletropaulo é responsável pelo pagamento do saldo de empréstimo contratado pela companhia junto à Eletrobras em 1986, quando ainda era controlada pelo Estado de São Paulo. A distribuidora paulista de energia avalia que a dívida é de R$ 1,7 bilhão.

O perito foi contratado para auxiliar o juiz de primeira instância da 5ª Vara da Comarca do Rio de Janeiro no esclarecimento dos fatos, mas ainda é passível de questionamento.

Em fato relevante, a Eletropaulo informou que discorda da conclusão. "As mesmas premissas técnicas reconhecidas pelo perito judicial conduzem à conclusão oposta, afastando sua responsabilidade pelo débito, conforme será demonstrado nos autos do processo", ressaltou a companhia.

A distribuidora informou que mantém a previsão de perda no caso como "possível", o que não torna obrigatório o provisionamento dos valores no balanço. "A companhia reforça que o laudo divulgado nesta quinta-feira não produz qualquer impacto nos resultados da AES Eletropaulo neste momento", acrescentou.

No fim de 2012, a Justiça do Rio de Janeiro determinou em primeira instância que o saldo da dívida era de responsabilidade da Eletropaulo. A empresa recorreu.

Dicas para economizar energia