IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Alimentação concentra 20% da empresas no setor de serviços, nota IBGE

23/09/2015 11h13

Uma em cada cinco empresas do setor de serviços está no ramo da alimentação, de acordo com a Pesquisa Anual de Serviços 2013, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É a atividade com a maior proporção de companhias nesse segmento da economia e também a que mais emprega, com 13,5% do total de pessoas ocupadas. Entre 2007 e 2013, o número de estabelecimentos relativos a alimentação cresceu 40,7%, segundo o IBGE.

"São empresas pequenas espalhadas pelo território nacional atendendo a todo tipo de demanda. São restaurantes, bares e lanchonetes que as pessoas usam no dia a dia", afirmou o técnico da coordenação de serviços do IBGE Luiz Andrés Ribeiro.

Os serviços de alimentação estão incluídos, de acordo com a definição do IBGE, naqueles prestados principalmente às famílias. Ao todo, são sete agrupamentos em todo o setor de serviços, que se dividem em 34 atividades.

"Pode haver alguma causalidade entre o dinamismo do mercado de trabalho no período, do mercado de crédito e aumento da renda média da família brasileira que acaba tendo impacto no setor de serviços", acrescentou a pesquisadora da coordenação de serviços do IBGE Ana Carla Magni.

Os serviços prestados às famílias se caracterizam por um grande número de empresas - uma em cada três empresas está nesse agrupamento - e de pequeno e médio porte, que ocupam em média sete pessoas –abaixo da média de dez trabalhadores empregados pelo conjunto do setor de serviços.

Ainda de acordo com o IBGE, esse segmento paga remuneração média de 1,4 salário mínimo, também abaixo da média brasileira de 2,3 salários. É também o de menor produtividade entre todos os agrupamentos.