Consumo de energia elétrica cai 4,4% no país em novembro
O consumo de energia elétrica no Brasil em novembro de 2015, de 39.128 gigawatts-hora (GWh), recuou 4,4% em relação a igual período do ano anterior, informou nesta segunda-feira a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). De acordo com a estatal, é a maior queda nesse tipo de comparação desde janeiro de 2015.
"Esse resultado se deve, sobretudo, ao efeito negativo da classe industrial (-8,9%), com o maior recuo do ano. As classes residencial (-2,2%) e comercial (-2,6%) também contribuíram com esta queda", afirmou a EPE, em relatório.
Em relação às grandes regiões do país, a estatal destacou as quedas observadas no Sul (-9,1%), Sudeste (-5,8%) e Nordeste (-2,9%).
No segmento industrial, a queda de 8,9%, além de ser o maior recuo do ano, é o "maior para o mês de novembro dos últimos 12 anos". Nesse setor, destacam-se as quedas no Sudeste (-10%) e Nordeste (-12,9%). Na série dessazonalizada, o consumo de energia da classe industrial em novembro recuou 0,7% ante outubro.
Com relação à classe residencial, a queda de 2,2%, em relação a novembro de 2014, é o sétimo recuo consecutivo do ano e o maior para o mês de novembro dos últimos 12 anos, puxado pelas regiões Sudeste (-4,8%) e Sul (-9,4%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.