IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moderado fica em segundo lugar entre os republicanos

10/02/2016 01h51


Projeções feitas na apuração do Partido Republicano apontam que o governador de Ohio, John Kasich, ficou em segundo lugar nas prévias de New Hampshire. Com 60% da apuração no partido, às 22h30 de Washington (1h30 de Brasília), Kasich obteve 16% dos votos. Ele ficou atrás do empresário Donald Trump, com 34%. Mas o segundo lugar dos republicanos tornou-se importante no Estado, pois poderá dar uma indicação de apoios dentro do establishment do partido, que busca um pré-candidato menos extremista do que o ultraconservador Trump.

A disputa pelo segundo lugar entra os republicanos foi a mais acirrada de New Hampshire. Com 60% da apuração, o senador do Texas Ted Cruz estava em terceiro lugar, com 12%, seguido de perto pelo ex-governador da Flórida Jeb Bush (11%) e pelo senador daquele Estado Marco Rubio (10%).

Kasich foi elogiado em editorial do jornal "The New York Times" como a única escolha plausível entre os republicanos cansados do extremismo conservador que vigora entre a maioria dos candidatos que se opõem frontalmente ao governo do presidente Barack Obama. Ele é visto como um político mais moderado dentro do partido.

"Agora, nós vamos até a Carolina do Sul continuar um movimento que vai mexer com esse país", comemorou Kasich, após ver os números que o apontavam em segundo lugar.

O governador prometeu uma agenda intensa de medidas nos primeiros cem dias, caso seja eleito presidente. Durante um debate republicano no último sábado, ele defendeu redução de impostos para pessoas e empresas, mudanças no programa de assistência à saúde e prometeu ser um bom negociador com o Congresso. "Agora, não há um bom negociador. Não há um líder. Não há quem nos inspire", disse, referindo-se ao presidente Barack Obama, que enfrenta oposição frontal dos republicanos.

Kasich também criticou o uso de medidas provisórias por Obama, dizendo que o presidente não é um rei e que esse tipo de medida, chamada de "executive order" nos Estados Unidos, irrita os congressistas e dificulta as negociações.