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Varejo tem em 2015 o pior ano de vendas desde 2001

16/02/2016 09h31


O volume de vendas no varejo restrito diminuiu 2,7% em dezembro na comparação com novembro, já descontados os efeitos sazonais, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ante dezembro de 2014, a atividade teve retração de 7,1%. Ambos são os piores resultados para o mês desde o início da série histórica da pesquisa, em 2001.

Com a queda de dezembro, o varejo restrito acumulou retração de 4,3% em 2015. Também o pior resultado do setor desde 2001.

O recuo registrado em dezembro ante novembro foi pior que a média estimada pelo Valor Data, de retração de 2,3%, apurada junto a 20 economistas e instituições financeiras. O intervalo das projeções era de queda de 0,5% até 3,4%. No ano, a retração nas vendas do varejo restrito ficou dentro do esperado.

Ainda segundo o IBGE, a receita nominal do varejo restrito caiu 1,9% em dezembro, ante novembro, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com dezembro de 2014, a receita nominal do varejo restrito aumentou 2,8%. No ano de 2015, a receita teve alta de 3,2% em termos nominais.

Varejo ampliado

No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos, motos, autopeças, e material de construção, o volume de vendas caiu 0,9% em dezembro na comparação com novembro, já descontados os efeitos sazonais. Os analistas de mercado esperavam recuo de 1,9%. Ante dezembro de 2014 houve queda de 11% nas vendas do ampliado, pior resultado nesta comparação desde 2005.

No ano, o recuo foi de 8,6%. É o pior resultado desde 2005, quando o IBGE começou esta série específica. É também o segundo ano negativo em sequência, já que em 2014, houve retração de 1,4%.

Ainda segundo o IBGE, a receita nominal do varejo ampliado caiu 0,2% em dezembro, ante novembro, já descontados os efeitos sazonais. Na comparação com dezembro de 2014, houve queda e 2,7%. Em 2015, a receita gerada pelas vendas do ampliado recuou 1,9% em termos nominais.