IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança de serviços atinge maior nível desde fevereiro de 2015

29/08/2016 08h41

A confiança no setor de serviços subiu novamente em agosto e, após o sexto avanço consecutivo, chegou ao maior nível desde fevereiro de 2015. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 2,8 pontos. para 78,8 entre julho e agosto.

Segundo a FGV, "as expectativas em relação à evolução dos negócios nos meses seguintes continuam melhorando para as empresas do setor de Serviços. A avaliação mais favorável atinge a maioria dos segmentos pesquisados e influencia positivamente a intenção de contratações para os próximos meses", analisou, em nota, Silvio Sales, consultor da FGV/Ibre.

A FGV, no entanto, ressalta que, após seis meses de alta da confiança, permanece a dúvida sobre a sustentabilidade desta reação, uma vez que ela está apoiada, sobretudo, nas expectativas, sem alterar significativamente a visão do setor a respeito do cenário atual.

Em agosto, 9 das 13 atividades pesquisadas registraram alta da confiança. A evolução do índice geral foi determinada por avanços nas expectativas para os próximos meses, enquanto a percepção do momento apresentou leve retração. O Índice de Situação Atual (ISA-S) caiu 0,2 ponto, para 70,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-S) avançou 5,7 pontos, alcançando 87,1 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor ficou em 82,6% em agosto, 0,3 ponto percentual abaixo do resultado de julho.