IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Volume de serviços sobe 1,3% em junho, aponta IBGE

16/08/2017 09h32

(Atualizada às 9h43) O volume de serviços prestados no país cresceu 1,3% em junho, na comparação a maio, na série com ajuste sazonal, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada na manhã desta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O resulto ficou muito acima do registrado em maio, quando o setor havia crescido 0,5% pela série com o ajuste sazonal, revisado de uma alta de 0,1%.


Conforme a pesquisa do IBGE, o volume de serviços recuou 3% em junho deste ano, na comparação ao mesmo mês de 2016. Essa queda havia sido menos intensa em maio, quando a baixa foi de 1,9%.


No acumulado em 12 meses, o setor registrou queda de 4,7% no volume. Nos seis primeiros meses do ano, o recuo foi de 4,1% frente ao mesmo período de 2016.


A receita nominal do setor, por sua vez, subiu 1% em junho, se comparada à do mês imediatamente anterior, após o ajuste sazonal. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, houve alta de 3,2%.


Segmentos


Dos segmentos acompanhados pela pesquisa, os serviços prestados às famílias, e os de transporte, serviços auxiliares dos transportes e correios foram os dois que tiveram maior alta percentual em junho frente a maio, ambos com elevação de 1% na série com ajuste sazonal.


Também tiveram variações positivas serviços profissionais, administrativos e complementares (0,8%) e outros Serviços (0,7%). O único recuo, de maio para junho, foi registrado nos segmentos de serviços de informação e comunicação (-0,2%).


Já o agregado especial das atividades turísticas apresentou crescimento de 5,3% na comparação com maio.


Pela base de comparação mensal (junho de 2016), quase todos os segmentos registraram variações negativas de volume. O destaque positivo foi o de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correios, com alta de 2,1%, contribuindo com 0,4 ponto percentual para o avanço do setor mês.


A principal contribuição negativa veio do segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares, com queda de 6,6% frente a junho do ano passado, retirando 1,7 ponto percentual da taxa do mês.


Por essa comparação, o agregado especial das atividades turísticas registrou queda de 5,2%.