IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Depois de oito meses, Facebook indica novo diretor para o Brasil

22/09/2017 14h19

(Atualizada às 15h06) Oito meses depois da saída de Marcos Angelini, o Facebook anuncia nesta sexta-feira (22) o novo responsável pela operação no Brasil. O escolhido foi Conrado Leister.

Com 20 anos de experiência no mercado de tecnologia, ele era responsável pelos negócios da empresa de sistemas de análise de dados americana Sas no Brasil e na América Latina desde 2015.

Com a chegada de Leister, Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook para América Latina, que vinha acumulando o comando da rede social no Brasil desde janeiro, volta a se dedicar apenas à região.

O Valor apurou que o Facebook teve alguma dificuldade para encontrar um substituto paraAngelini ? que ficou apenas nove meses no cargo ? por conta do embate entre a rede social e a Justiça brasileira. Dono do WhatsApp, o Facebook tem sido alvo de decisões judiciais por não fornecer dados de conversas solicitados em investigações criminais. Dzodan chegou a ser preso em março do ano passado por decisão de um juiz de Sergipe.

Em entrevista ao Valor, Dzodan negou que a companhia tenha enfrentado dificuldades. O executivo também disse que o Facebook tem atuado de forma próxima às autoridades. "Como toda tecnologia, há uma curva de maturidade. Estamos conversando sempre e o resultado tem sido positivo", disse.

O executivo atribuiu os oito meses de busca por um novo executivo a uma decisão da companhia de acertar estratégias e funções das equipes na região.

Segundo ele, a chegada de Leister ajudará o Facebook a se aproximar das empresas dentro de uma visão mais estratégica, não apenas como uma ferramenta de publicidade.

O Brasil é um dos países com mais usuários do Facebook no mundo. São 120 milhões de pessoas ativas todo mês, de uma base global de dois bilhões.

A companhia não divulga números locais mas, segundo um executivo do setor de internet, a receita passe de R$ 2 bilhões, com crescimento entre 60% e 80% ao ano. "A tendência é crescente", disse.