IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar e juros futuros operam em baixa após feriado no Brasil

16/11/2017 10h44

O dólar o os juros futuros operam em baixa nesta quinta-feira. A direção dos ativos locais acompanha o ganho das divisas emergentes, num dia de alívio após a recente pressão negativa sobre o segmento.


No retorno do feriado nacional, na quarta-feira, o real tem variação bem próxima de seus pares. Os emergentes e algumas divisas ligadas a commodities lideram os melhores desempenhos da sessão.


Por volta das 9h40, o dólar comercial cedia 0,36%, cotado a R$ 3,2965. Já o contrato futuro para dezembro era negociado R$ 3,3015, em baixa de 0,53%.


Os juros futuros seguiam o movimento do mercado de moedas. O DI janeiro/2021 cedia a 9,470% (9,520% no ajuste anterior).


Logo no começo do dia, entretanto, a valorização do câmbio brasileiro era menos clara, algo justificado pelo fato de que ontem - quando o mercado brasileiro estava fechado - houve alta do dólar frente aos emergentes.


As atenções no exterior ainda se voltam para a tramitação da reforma tributária dos Estados Unidos. Hoje, a Câmara vota em plenário o texto da Casa, após uma reunião entre Donald Trump e os deputados republicanos. No Senado, a matéria caminha em separado e a expectativa inicial era de votação ainda nesta semana, o que não parece provável.


No Brasil, a movimentação política também é monitorada. A reforma ministerial deve ser fatiada. Num primeiro momento, a troca de cadeiras deve se concentrar nos postos ocupados atualmente pelo PSDB. E movimento mais amplo deve ficar mais para frente, envolvendo políticos que buscam disputar as eleições de 2018. Agora, é preciso ver como o "centrão" se posicionará em relação a estratégia do governo, que ainda busca amparo parlamentar para a reforma ad Previdência.