Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Expectativa de inflação dos consumidores permanece estável, nota FGV

22/03/2018 08h55

A expectativa mediana dos consumidores brasileiros para a inflação nos 12 meses seguintes manteve-se praticamente estável entre fevereiro e março, indo de 5,4% para 5,3%, o menor nível desde setembro de 2007 (5,2%), informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Na distribuição por faixas de inflação prevista, 44,7% dos consumidores projetaram valores dentro dos limites de tolerância (3% - 6%) da meta de inflação de 4,5% estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional para este ano. Houve aumento de 4,3 pontos percentuais na proporção de consumidores indicando inflação abaixo do limite inferior (3%). O intervalo mais citado pelos consumidores foi aquele entre o limite inferior (3%) e a meta (4,5%), mencionado por 28% dos entrevistados.

A expectativa de inflação ficou relativamente estável em todas as faixas de renda, exceto para as famílias com renda até R$ 2.100,00, cuja inflação prevista recuou 0,2 ponto, para 6,4%. Para as famílias com renda acima de R$ 9.600,00, a expectativa mantém-se estável em 4% pelo terceiro mês consecutivo.

"Seguindo a tendência prevista em meses anteriores, a expectativa de inflação dos consumidores para os próximos 12 meses mantém-se no nível de 5%", disse o economista Pedro Costa Ferreira, da FGV em comentário no documento. "Como não se espera grandes flutuações no nível de preços, acredita-se que a expectativa de inflação dos consumidores se manterá nesse patamar nos próximos meses."