IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Senador protocola pedido de impeachment de Temer

18/04/2018 17h37

Senador pelo Rede, Randolfe Rodrigues (AP) apresentou nesta quarta-feira um pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer (MDB). O documento foi protocolado nesta tarde na Câmara dos Deputados, responsável pela aceitação desses processos.

A denúncia foi feita tendo como base as suspeitas de que doações de caixa 2 da JBS tenham financiado reforma na casa de Maristela Temer, filha do emedebista, em 2014, orçada em aproximadamente R$ 1 milhão pela Polícia Federal.

"O presidente faltou com a verdade em um depoimento judicial. À Polícia Federal, ele negou ter recebido propina ou qualquer vantagem em 2014. Esse depoimento ofende os fatos, por conta da delação da JBS. As investigações mais recentes deram conta de que parte da propina foi destinada à reforma e ampliação da casa da filha do presidente", argumentou Randolfe.

Randolfe cobrou do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que se posicione para que o processo seja iniciado. Se Maia receber o pedido de impedimento, uma comissão especial na Câmara será formada para análise do caso. Para Randolfe, o caso de Temer se assemelha ao do antecessor de Maia no comando da Câmara, deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ), hoje preso. "Caberá a Maia o julgamento de admissibilidade do impeachment. Cabe a ele dizer se essa mentira é ou não crime de responsabilidade. Mas esta Casa, há pouco tempo, cassou o mandato de Eduardo Cunha por negar recebimento de propina em um depoimento ao Conselho de Ética. Incorre o presidente da República no mesmo pecado: em um depoimento oficial, faltou com a verdade", disse.

Reportagens do jornal "Folha de S.Paulo" e do Jornal Nacional, da Rede Globo, apontaram que fornecedores da obra receberam altas quantias em espécie, não registradas por transações bancárias, durante o mesmo período em que o delator Ricardo Saud, da JBS, afirma ter repassado R$ 1 milhão ao coronel Lima, amigo de Temer.