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Franchising cria novos modelos de negócio

Filomena Garcia

Colunista do UOL

04/11/2014 06h00

O franchising brasileiro, por muito tempo, foi conhecido por abrigar principalmente empresas varejistas, redes de fast food e escolas de idiomas. Foram esses modelos de negócio que se mostraram vencedores com operações de franquias, ganharam fama e fizeram o sistema de franchising atrair atenção investidores de todo país.

No entanto, de uns anos para cá, outros segmentos aderiram ao franchising e trouxeram novas oportunidades para investidores que desejam ter o negócio próprio.

Hoje já é possível investir, por exemplo, em franquias do mercado imobiliário, hotelaria e turismo, serviços, limpeza e conservação e até pet shops – modelos que até há pouco tempo não operavam no mercado com franquias.

Há motivos de sobra para explicar a adesão de novas marcas ao sistema de franquias. Afinal, o franchising tem registrado taxas de crescimento superiores aos demais segmentos da economia e muitas das empresas que adotaram esse sistema de expansão têm conseguido crescer com velocidade, já que a abertura das unidades é feita com capital de terceiros (os franqueados).

O surgimento de novas marcas no franchising também traz benefícios para os investidores, que hoje se deparam com uma grande diversidade de negócios em todos os segmentos. É uma oportunidade que o franqueado tem de crescer junto com a nova marca, aproveitando o potencial de expansão da empresa.

Os segmentos de pet shops, imobiliárias e produtos únicos (brigadeiros, bolos, cookies, tapiocas, paletas mexicanas) são alguns dos que tendem a crescer mais no mercado de franquias.

Outra forte tendência é a indústria ir para o varejo com lojas exclusivas e crescer pelo franchising, assim como fizeram recentemente as marcas Americanflex (fabricante de colchões) e Brastemp (fabricante de eletrodomésticos).

Contudo, é importante se atentar a alguns pontos antes de investir em uma franquia nova no mercado. Um modelo de negócio novo pode não ter tanta estabilidade quanto os segmentos mais consolidados.

Por isso, antes de abrir uma unidade, é preciso fazer um estudo de potencial de mercado, analisar o território e saber qual será o publico-consumidor e os concorrentes do produto ou serviço naquela região.

Para este ano, a previsão da Associação Brasileira de Franchising (ABF) é de que o franchising cresça cerca de 12%. Já para 2015, o mercado manterá um cenário estável. As redes estarão com os pés no chão, focando mais na gestão do negócio e menos na expansão, mas o mercado seguirá cheio de boas opções para os franqueados.