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Como motivar os integrantes da sua rede

Filomena Garcia

Colunista do UOL

03/02/2015 14h38

Como em qualquer relacionamento, para se ter sucesso é preciso que haja no mínimo compromisso e entendimento entre as partes envolvidas. Nas redes de negócios onde há uma relação de confiança, existe também mais tolerância entre os dois lados – o que tende a reduzir a ocorrência de conflitos.

Dessa maneira, é possível perceber os sólidos alicerces na base do relacionamento e, por consequência, fica mais simples manter a rede motivada e comprometida com a marca e com os resultados.

Para que os integrantes da sua rede estejam sempre com a motivação em alta, recomendamos as seguintes ações:

1. Estruture um modelo de negócio lucrativo e viável

Fazer parte de um negócio em que as duas partes saem ganhando é principal fator de motivação. O modelo deve sempre atender os dois lados (a rede e seus parceiros) e todos precisam ter informações claras sobre como é possível agir para melhorar os resultados.

E também é necessário que todos conheçam as alavancas do negócio, os pontos que, se mudados, produzirão melhores indicativos.

2. Defina claramente as responsabilidades de cada parte

Somente agindo assim as redes e seus integrantes amadurecem e tornam o negócio mais interdependente e devidamente estruturado. Essa definição pode ser feita no começo da parceria, por meio do treinamento inicial, quando se deixa claro o que se espera de cada parte.

Também é possível definir papéis durante a relação, por meio de programas de treinamento intensivos, tornando o processo mais fácil de ser absorvido por toda a rede.

3. Realize pesquisas de satisfação

Frequentemente, é importante entender de maneira estruturada os motivos de satisfação ou insatisfação da rede, quais são seus principais anseios e inquietudes.

E, obviamente, deve-se agir a partir das informações levantadas e diagnosticadas, promovendo uma cultura de respostas rápidas aos eventuais questionamentos, demonstrando claramente que a empresa se preocupa com os seus parceiros.

4. Estruture sistemas de avaliação dos integrantes da rede

Esses sistemas devem envolver aspectos quantitativos (resultados, margem, metas, pontuação de check list, etc) e qualitativos (participação dos integrantes da rede no dia-a-dia do negócio, qualidade na gestão de pessoas, realização de ações de marketing e vendas, capacidade de investimento e reinvestimento no negócio, obediência às regras da empresa, etc.).

A proporção deve der ce cerca de 60% (quantidade) e 40% (qualidade). Portanto, os critérios devem ser claros e não subjetivos, para conquistar a total aderência da rede.

5. Crie programas de benefícios

Essa é uma maneira de motivar efetivamente os integrantes de sua rede, atrelando políticas de desconto, redução nos valores de royalties (no caso de franquias), premiações, e outros tipos de taxas, com base nos resultados da pesquisa Quali x Quanti (citada no item anterior).

Dessa forma, é possível engajar toda a rede a participar do processo e assim gerar mais satisfação do processo e assim gerar mais satisfação e envolvimento dos seus parceiros.

6. Compartilhe práticas bem-sucedidas

Todos em uma rede têm o que aprender e o que ensinar. E essa troca deve ser uma rotina, pois devemos sempre valorizar as ações que geram resultados efetivos, promovendo um círculo virtuoso de crescimento e de atitudes em benefício de todos. 

7. Estabeleça uma cultura de prestação de serviços

Numa rede de negócios, a equipe da central da empresa deve entender claramente seu papel de servir os gestores das unidades e saber que eles são os responsáveis por suas remunerações.

Para tanto, é importante estabelecer um princípio de parceria focado na empatia. Ou seja, é necessário criar uma mentalidade em toda equipe da empresa baseada no entendimento das coisas sob a perspectiva do gestor de cada unidade.

Acreditamos assim que sua rede estará mais motivada e preparada para enfrentar os obstáculos naturais do mercado e os eventuais problemas de comunicação e de falta de alinhamento de princípios, valores e regras.