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Veja 10 dicas para elaborar o plano de negócios de uma franquia da sua rede

Filomena Garcia

Colunista do UOL

10/02/2015 06h00

O plano de negócios é uma ferramenta que ajuda os integrantes de uma rede – sejam eles franqueados, representantes comerciais, distribuidores, revendedores, etc – a planejar o futuro de um negócio, realizar a gestão de indicadores, identificar oportunidades, estabelecer metas e definir as ações necessárias para atingi-las. Portanto, tem uma importância vital para o sucesso da unidade e de toda rede.

Veja a seguir algumas dicas sobre como estruturar um plano de negócios:

1. Identifique os pontos-chave da gestão

Tenha em mente o que você gostaria que o integrante da rede analisasse e trabalhasse para realizar a gestão da sua respectiva unidade nos próximos 12 meses.

A partir disso, crie um formulário no qual os campos que o gestor da unidade vai preencher representem os aspectos básicos da administração do negócio. Ou seja, pergunte quais são os objetivos do plano, peça para que ele analise a concorrência, as ações de marketing, as oportunidades, os pontos fortes e fracos do negócio, entre outros aspectos.

2. Defina os indicadores de desempenho

Só é possível melhorar o que pode ser medido. Portanto, é essencial que o gestor da unidade acompanhe todos os indicadores de desempenho do seu negócio. Para o plano de negócios, defina até cinco indicadores essenciais (ticket médio, conversão de clientes, etc). Isso ajudará a focar a análise.

3. Faça acontecer

Com base nas informações do plano de negócios, é necessário que o gestor elabore um plano de ações, ou seja, um roteiro com as atividades a serem realizadas no trimestre para alcançar os objetivos planejados, definindo prazos e responsáveis.

4. Compartilhe os objetivos e as diretrizes da empresa

Oriente o gestor a preencher o seu plano de negócios. Ao fazer parte de uma rede, o empresário conta com a experiência da detentora do negócio, seja ela franqueadora ou não.

Diga quais são os objetivos da rede, a missão e os valores da empresa, forneça informações sobre o mercado em que atua, descreva em detalhes a essência do negócio. Afinal, é imprescindível que o plano de negócios do gestor da unidade esteja em linha com as diretrizes gerais da empresa e que as duas partes tenham objetivos comuns.

5. Capacite a equipe interna

É necessário que toda a equipe da rede envolvida na gestão dos canais conheça a fundo o plano de negócios, consiga discuti-lo e analisa-lo. Esses profissionais serão os multiplicadores desse trabalho junto aos integrantes da rede.

6. Incentive a comunicação entre gestores e equipes

Oriente o gestor da unidade a compartilhar com toda sua equipe os objetivos estabelecidos e as ações necessárias para alcançá-los. Dessa maneira, será possível engajá-los constantemente na busca por resultados.

7. Acompanhe a realização do plano de ações

É muito importante o acompanhamento da empresa junto às unidades da rede na realização do plano de ações. O preenchimento e a análise do plano de ações só fazem sentido se forem transformados nem ações reais.

8. Atualize e monitore periodicamente as definições do plano

Alguns pontos precisam ser atualizados mensalmente e monitorados pelo gestor da unidade e pela empresa (como indicadores de desempenho e financeiros, concorrência, entre outros).  Além disso, é necessário ajustar o plano de ações sem nunca perder o foco dos objetivos traçados.

9. Divulgue as informações para toda a rede

Consolide as informações de todas as unidades, recebidas através dos planos de negócios, e divulgue os indicadores de performance gerais da rede. Eles servem de parâmetro para que cada unidade compare e avalie o seu desempenho, sabendo então que indicadores devem ser melhorados.

10. Refaça o plano de negócios anualmente 

Ao término dos 12 meses do primeiro plano de negócios, é necessário refazê-lo, definindo novamente as diretrizes da empresa e das unidades, bem como os objetivos, as oportunidades de mercado, os desafios a serem superados e tudo o mais.

O plano de negócios é uma forma de tornar o planejamento parte do dia a dia das unidades, integrando-as ao planejamento da empresa. A experiência nos mostra que, com o uso dessa ferramenta, é possível alcançar melhores resultados para toda a rede.