IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Participar de feiras de franquia ajuda a enxergar oportunidades no mercado

Filomena Garcia

Colunista do UOL

02/06/2015 06h00

O número de feiras de franquias no Brasil vem crescendo a cada ano e se espalhando em várias cidades, facilitando assim o acesso às várias marcas disponíveis, para quem pensa em investir numa franquia.

Em São Paulo, de 24 a 27 de junho de 2015, ocorre a ABF Franchising Expo 2015. A feira chega à sua 24ª edição, com mais de 480 marcas expostas e previsão de movimentar mais R$ 500 milhões em negócios. 

Essa é uma oportunidade única para empreendedores de todo o Brasil terem ao seu alcance várias marcas no mesmo local. Isso facilita e acelera o processo de busca e conhecimento de cada negócio, antes da escolha final. Além disso, todos os anos, a feira da ABF oferece palestras com especialistas em franchising. 

É sempre bom, antecipadamente, saber com os organizadores quais marcas estarão presentes e, com isso, você já pode antecipar informações do negócio pela internet ou pelo próprio site da marca. Assim, a sua visita será mais produtiva e com foco nas questões mais importantes.

É interessante acompanhar as mudanças do perfil dos visitantes da feira nos últimos anos. O público que visita a feira tem sido mais qualificado, com mais capital para investir e interesse em diferentes segmentos do franchising.

Por reunir variadas marcas de diferentes setores, a feira é oportunidade para investidores que buscam um negócio próprio. Redes de alimentação geralmente são as mais presentes na feira pelo fato de o setor possuir o maior número de marcas do franchising. Em seguida, estão em crescimento os segmentos de serviços, beleza e saúde, educação entre outros.

Além de variadas marcas, o investidor também encontrará franquias de diferentes níveis de investimentos. Para aqueles empreendedores que querem crescer com a marca e podem abrir mais de uma unidade, as franquias novas normalmente possuem mais territórios livres para serem ocupados.

A Franchise Store, uma empresa especializada na expansão de aproximadamente 50 marcas, terá um stand de 176 metros quadrados, onde os visitantes poderão ter acesso à uma assessoria gratuita sobre como escolher a franquia que mais se adequada a seu perfil.

Na feira, não se fecha negócio, mas é um importante ponto para iniciar o processo de saber o que o mercado dispõe e ter um processo mais estruturado de escolha das marcas que mais se adequam ao seu perfil e expectativas de médio e longo prazo, para minimizar o risco de empreender a aumentar suas chances de sucesso.

Por isso, reserve já na sua agenda ao menos dois dias para ir à feira. Esse é o tempo mínimo para aproveitar bem o evento, tanto do ponto de vista do conteúdo das palestras, quanto de conhecimento dos negócios que lá estarão.