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7 práticas das franquias que podem ajudar sua empresa a vender mais

Filomena Garcia

Colunista do UOL

09/06/2015 06h00

Há vários anos, as franquias brasileiras registram uma taxa de crescimento muito superior à da economia nacional. No primeiro trimestre de 2015, o setor registrou alta de 9,2% em relação ao ano anterior.

Quer entender como as franquias conseguem resultados tão positivos e copiar as lições dessas redes? Então confira sete práticas comuns às franqueadoras que podem ajudar qualquer empresa a gerir melhor seus recursos humanos e financeiros, inovar na prestação de serviços e oferta de produtos, e expandir sua atuação para novos mercados. 

1. Crie processos claros e bem definidos

A essência do franchising está na criação de processos que possam ser executados de forma semelhante por pessoas diferentes, em qualquer lugar, sem que isso interfira significativamente no resultado final.

2. Treine todos os funcionários para serem vendedores

Depois de criar processos para as principais atividades da empresa, registre-os em manuais para treinar os funcionários. Assim, os colaboradores aprenderão a fazer as coisas da maneira correta, seguirão regras e garantirão que o serviço seja executado sempre de forma linear.

Além de abordar aspectos técnicos, o treinamento também deve servir para compartilhar os propósitos da empresa com os funcionários e mostrar como todos podem trabalhar para que o negócio mais e melhor. 

3. Use parâmetros para interpretar indicadores financeiros

Um bom franqueador analisa o desempenho das unidades e, a partir dos resultados médios da rede, define alguns parâmetros. Ao observar as finanças das unidades, é possível estabelecer, por exemplo, qual é o valor máximo do aluguel que uma franquia deve pagar sem que isso interfira na sua lucratividade.

O mesmo pode acontecer com todas as demais despesas. Com parâmetros atualizados e precisos, é possível monitorar toda rede e identificar rapidamente qualquer ponto fora da curva.

4. Crie um ambiente propício à inovação e divulgue boas práticas

Nas redes de franquias bem geridas, há uma comunicação de mão dupla. Franqueados e franqueadores dialogam sobre as principais decisões da empresa, debatem estratégias e trocam informações sobre produtos e serviços.

5. Junte forças para ampliar a divulgação da marca

As redes de franquias normalmente têm um fundo de propaganda. Em média, cada franqueado contribui mensalmente com 2% do faturamento da loja para investimentos em marketing. Esse dinheiro vai para o fundo de propaganda – que não pertence à franqueadora, mas é gerido por ela ou por um comitê de franqueados.

Esse fundo possui uma função muito simples: unir esforços de todos para ampliar a divulgação da marca e alcançar mais consumidores. Essa prática permite que franqueadoras de médio porte, por exemplo, consigam fazer campanhas nacionais em grandes veículos de comunicação.

6. Multiplique o número de “donos” do negócio

Uma loja administrada por um franqueado costuma ter um desempenho muito superior a uma unidade administrada por um gerente – ainda que o negócio pertença à mesma rede. Afinal, o franqueado investiu seus sonhos e seus recursos financeiros naquela franquia. Portanto, é de seu total interesse que a empresa tenha ótimos resultados e certamente ele vai se empenhar ao máximo para consegui-los.

7. Teste o modelo antes para crescer depois

O sucesso das franquias é justificado por diversos fatores. Mas talvez a explicação mais simples seja a mais correta: a franquia é um negócio que é testado e aprovado para só depois ser copiado. Por isso, o grande aprendizado que as franquias trazem é não replicar um modelo de negócio em larga escala antes de conferir se ele dá lucro. Isso pode evitar grandes prejuízos no futuro.