IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Calor tira terno e põe bermuda na firma; veja opções para se refrescar

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

26/01/2015 06h00

As altas temperaturas registradas no Brasil neste verão têm estimulado mudanças nas roupas de muitos trabalhadores.

No Rio de Janeiro, servidores públicos do Estado que trabalham ao ar livre estão liberados para usar bermudas durante o serviço e o Tribunal de Justiça do Estado permitiu que os advogados fiquem sem paletó e gravata nas dependências dos fóruns até o dia 20 de março.

Empresas privadas também têm adotado medidas parecidas, seja pelo período de duração do verão, ou em dias específicos da semana.

23.jan.2015 - A equipe do site Walmart.com pode usar a bermuda desde a criação da empresa, em 2008. Mas para reforçar e incentivar o uso, a empresa instituiu o "Bermuday" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Projeto tenta ampliar uso

Tentando convencer os chefes mais conservadores, que não aceitam os trajes informais, publicitários cariocas criaram em janeiro do ano passado a campanha Bermuda Sim. Quem quiser aderir ao movimento pode cadastrar o e-mail do chefe no site http://zip.net/bymfDm.

O gestor recebe uma mensagem, sem o nome do funcionário, pedindo a liberação da peça.

Segundo os organizadores, 21 mil e-mails já foram disparados, cerca de mil apenas na última semana. Eles também afirmam que aproximadamente 2.500 empresas passaram a aceitar a bermuda, sem contar as que não os comunicaram.

Temperaturas extremas influenciam produtividade

"Estudos mostram que exercer uma atividade em temperaturas muito baixas afeta o rendimento em até 40%. Acredito que para o calor, a referência seja a mesma", afirma Robson Spinelli Gomes, diretor técnico da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Para quem trabalha ao ar livre, como carteiros, garis ou policiais, a influência do calor do ambiente é direta, gerando maior estresse, estafa, atrapalhando o sono e a alimentação e afetando o rendimento de forma geral.

Em ambientes internos, a temperatura age indiretamente, com a diferença entre o frio do escritório e o calor de fora. O choque térmico pode debilitar o sistema imunológico, deixando o trabalhador exposto a resfriados e alergias, por exemplo.

Para amenizar os efeitos, é preciso usar roupas adequadas, passar filtro solar e beber muita água. "Uma pessoa perde 2,5 litros de água por dia por causa do calor. Se o trabalho exigir esforço físico, como na construção civil, essa perda aumenta ainda mais", afirma Gomes.

Trabalhadores expostos a muito calor têm de ter período de descanso

Profissionais que ficam expostos a fontes de calor artificial durante o trabalho, como pizzaiolos, churrasqueiros ou de indústrias, por exemplo, podem ter períodos de descanso de acordo com a intensidade, segundo norma do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

O calor a que o trabalhador está sujeito deve ser medido por um cálculo específico, e, dependendo da quantidade, o profissonal deve descansar o tempo definido pela tabela do MTE, que pode chegar a 45 minutos de descanso para cada 15 de trabalho.

Dicas de moda no trabalho durante o calor intenso

Quem não pode abrir mão das roupas formais para trabalhar pode adotar algumas práticas para ajudar a encarar o verão. Veja algumas dicas da consultora de moda Bia Paes de Barros.

  1. Tecidos: evite roupas de tecido sintético. Prefira os naturais, como de algodão, que esquentam menos. "O ideal é que a composição seja 100% natural, mas tem de ser pelo menos 50%", diz;
  2. Cores claras: roupas claras são menos quentes. Mas é melhor o cinza ou o bege, já que o branco pode deixar a roupa íntima mais exposta;
  3. Choque térmico: roupas leves combinam com o calor externo, mas o ar-condicionado do escritório pode ser muito forte. Para quem sofre com as diferenças de temperatura e precisa de alguma peça de roupa para se proteger do frio, a indicação é blazer sem forro e de tecidos naturais, porque é mais fresco para encarar o calor, mas aquece no frio do escritório;
  4. Camiseta por baixo: para os homens que não podem abrir mão da camisa social, é bom utilizar uma camiseta de algodão por baixo, evitando as desagradáveis marcas de suor na roupa;
  5. Barba: apesar de estar na moda, esquenta muito. É melhor tirar ou aparar. "Tenho visto muitos homens fazendo a barba porque é dureza nesse calor. Os que aderiram à barba mais densa, se não querem tirar, pelo menos estão deixando mais aparada", afirma Bia Paes de Barros;
  6. Maquiagem: quanto menos, melhor. Segundo a consultora "é difícil que a maquiagem resista ao choque térmico".