• ENTRE
Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Concurso: este pode ser o caminho para o seu sucesso profissional

Por William Douglas

24/09/2013 06h00

Há quem ache estranho eu falar sobre mercado de trabalho, afinal, sou conhecido por minha atuação em concursos.

Ao contrário do que se pensa, contudo, minha proposta é demonstrar que o serviço público é um excelente mercado de trabalho, que atrai muitas pessoas por suas condições favoráveis para o desenvolvimento não só pessoal como também, profissional.

Para quem não está familiarizado com o mundo dos concursos e do serviço público, gostaria de desfazer alguns preconceitos (um tanto de conceitos pré-concebidos) e mitos que rodeiam esse universo, além de apresentar algumas vantagens e incentivos para quem ainda está na dúvida ou já se decidiu a seguir pelo promissor caminho dos concursos.

Você notará que alguns desses conceitos podem ser contraditórios, mas suas explicações irão desfazer essa aparente confusão. Vamos a eles:

Salários muito altos
Seja na iniciativa privada, seja no serviço público, as pessoas se iludem achando que terão um “vidão” quando ganharem tanto, ou quanto. Ilusão. Você somente terá uma vida confortável se souber administrar bem os seus vencimentos e, para isso, não importa quantos números à esquerda da vírgula aparecem em seu contracheque.

Salários muito baixos
O serviço público tem um teto salarial fixo, coisa que não existe na iniciativa privada, mas também costuma não atrasar pagamentos. Via de regra, os vencimentos superam, e muito, aqueles pagos pela iniciativa privada, principalmente para os cargos sem especialização.

Os salários do serviço público podem ser menores que alguns da iniciativa privada, mas também exigem menor nível de estresse e promovem maior qualidade de vida.

Não existe cargo para a minha formação
De alguns anos para cá, muitos órgãos têm feito concursos levando em conta integralmente a formação dos profissionais que pretendem contratar. São vagas especializadas e editais que especificam as formações e atuações.

Como o setor privado, o serviço público pretende atrair, cada vez mais, bons profissionais para realizar suas atividades. Se o seu concurso específico ainda não lançou edital, sempre existe o recurso do “concurso escada”, que dá mais estabilidade para estudar enquanto você aguarda a vaga do tamanho do seu sonho.

Estabilidade
O grande diferencial entre os funcionários públicos e os trabalhadores da iniciativa privada. A estabilidade foi criada para que as pessoas possam desenvolver seu serviço com tranquilidade e qualidade sem sofrerem com pressões externas como mudanças de governo, trocas de secretaria, humores etc.

Mas é importante entender que “não poder ser demitido” não pode se tornar uma desculpa para adiar, protelar, remarcar, transferir ou ignorar o seu serviço, pelo contrário, a estabilidade deve ser uma garantia de desenvolvimento de um trabalho de longo prazo.

Flexibilidade
A maior parte dos órgãos públicos possui cartão de ponto e registro de frequência, contudo, muitos setores entendem que, desde que cumpra a carga horária e de trabalho, o servidor não necessariamente tem de chegar às 8h e sair às 17h.

Também é possível conseguir dispensas para ir a congressos ou realizar cursos de qualificação e aprimoramento, desde que justificado e pertinente à sua atuação profissional.

Tudo isso, só para citar alguns dos benefícios do emprego público que, como disse, está em plena expansão.

Se você já optou por trilhar o caminho dos concursos, que as palavras tenham servido de motivação e de confirmação para seus objetivos.

Se ainda está em dúvida, que pense sobre esse “novo” mercado de trabalho que, com certeza, tem muito a oferecer e vale a pena. Como diz o mantra dos concursos: “A dor é temporária, mas o cargo é para sempre.”

Se quiser dar sua opinião ou entrar em contato para sugerir ou perguntar novos temas estou à disposição no Twitter, Facebook e no site www.williamdouglas.com.br .

Um grande abraço para todos e aproveite o dia!

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade