IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tem ações da Petrobras? Quer investir nelas? Veja 6 respostas sobre a crise

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 06h00Atualizada em 22/12/2014 12h01

Vale a pena comprar ações da Petrobras, que tem sido alvo de denúncias de corrupção e sofrido com fortes oscilações na Bolsa de Valores?

Ou o investidor tem de vender as ações da estatal por causa da operação Lava Jato, que investiga o caso? A Petrobras pode quebrar? Os escândalos podem atrapalhar o desempenho econômico da empresa? E a gasolina, vai aumentar mais em 2015?

O UOL consultou cinco especialistas para responder a essas e outras perguntas para quem pensa em investir na Petrobras ou já possui ações da empresa (seja no FGTS ou compradas diretamente).

Foram ouvidos Bruno Piagentini, analista da Coinvalores; Clodoir Vieira, analista da Compliance Comunicação; Elad Rezi, analista da Spinelli Corretora; Leandro Martins, analista-chefe da Walpires Corretora; e Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da TOV Corretora.

A visão dos especialistas é que as ações da Petrobras ainda podem se manter instáveis até o início do segundo semestre de 2015. Segundo Piagentini, os investidores aguardam definições importantes para o futuro da empresa, como atualização do plano de negócios e a avaliação das agências de risco.

Para o longo prazo, porém, todos se mostraram mais otimistas em relação ao futuro da companhia, desde que a empresa seja saneada. "Acredito que uma boa faxina poderia fazer a Petrobras voltar a ser uma boa empresa, diz Martins. "A Petrobras é maior do que as denúncias, mas é preciso que haja modificações na empresa para resgatar a credibilidade", diz Vieira.