Reserva de emergência: Onde investir agora que a Selic começou a cair?
Muitos mantêm a reserva de emergência em investimentos afetados pela Selic. É o caso do Tesouro Selic, CDBs atrelados ao CDI, ou fundos de renda fixa. E agora, que a taxa de juros começou a cair, o que o investidor deve fazer?
Você não deve fazer nada. Essa é a avaliação da planejadora financeira Lueny Santos. Ela diz que você deve manter sua reserva no mesmo investimento, durante o Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL.
Leia abaixo a análise da planejadora financeira e assista a um trecho do programa do dia 17 de agosto. Veja a live completa aqui.
O Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, vai ao ar todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assinantes do UOL podem rever as aulas quantas vezes quiserem. Assine aqui e participe!
Reserva precisa ser segura
A reserva de emergência (ou reserva financeira) é aquele valor que precisa estar disponível quando você tiver algum imprevisto. Por isso, as características mais importantes deste investimento são:
- Ser conservador: você não pode correr o risco de perder dinheiro.
- Ter liquidez: você precisa conseguir resgatar o dinheiro a qualquer momento.
Investimentos com essas características: Tesouro Selic, CDB de liquidez diária e fundos de renda fixa simples.
Mudar não é uma boa opção. Isso porque, para ganhar um rendimento maior, o investidor precisaria correr mais risco. E isso não é o ideal quando se trata da reserva.
Você vai continuar investindo a sua reserva de emergência no mesmo lugar, independente de a taxa Selic estar caindo ou não. A reserva de emergência não permite que a gente corra risco, porque a gente não sabe quanto o imprevisto vai acontecer, e o dinheiro precisa estar disponível a qualquer momento.
Lueny Santos, planejadora financeira
Aulão: Como se aposentar sem depender do INSS
Quer se aposentar cedo, viver de renda e ter uma vida tranquila? Investir pensando na aposentadoria é um sonho comum. Mas o que muitos não sabem é que planos de previdência não são os únicos produtos que podem ajudar com esse objetivo. O UOL terá um aulão, que começa no dia 24 de agosto, sobre o tema "Como se aposentar sem depender do INSS". Serão três lives ao vivo, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre como chegar a R$ 1 milhão - ou qualquer outro valor - e investir seu dinheiro de acordo com seu perfil, sonho e prazo. Para saber mais, acesse "Quer ser milionário? Veja como investir e o que não te contam".
Quer investir melhor? Receba dicas no seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?
O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.
Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário