IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cavalos criados para abate nas Américas sofrem maus-tratos, dizem entidades

13/03/2014 11h32

A carne de cavalo vendida nos supermercados franceses --proveniente dos Estados Unidos, Canadá, México, Uruguai e Argentina-- traz riscos sanitários para o consumidor e os exemplares são alvo de maus-tratos, informaram nesta quinta-feira (13) associações de defesa dos animais.

Os cavalos exibem ferimentos, estão doentes, e muitos receberam altas doses de anti-inflamatórios, de acordo com investigação que teria sido realizada entre 2012 e 2013 nos mercados onde são leiloados ou exportados esses animais, em criadouros e matadouros.

"Além do tratamento inaceitável dado aos cavalos, há utilização corrente de fenilbutazona e outras substâncias perigosas proibidas na UE", afirma Brigitte Gothière, da associação L214, que postou na internet "vídeos que mostram cavalos com feridas abertas, olhos varados, membros quebrados, sem cuidados, outros mortos, em decomposição, nos criadouros".

A L214 pede aos supermercados que deixem de comercializar carne de cavalo procedente das Américas e realiza sua campanha junto a outras organizacões, como a Tierschutzbund Zürich (TSB/ AWF), Animals Angels' USA, GAIA e Eyes on Animals.

Segundo as entidades, em 2012, foram abatidos apenas no Canadá 82 mil cavalos para consumo humano.