IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Poluição força imposição de rodízio de carros em Paris

17/03/2014 08h47

PARIS, 17 Mar 2014 (AFP) - A poluição atmosférica que atinge há vários dias Paris obrigou o governo a impor a partir desta segunda-feira na capital e em seus arredores o rodízio de automóveis, inicialmente considerado uma medida impopular.

Salvo exceções, apenas os automóveis e motos com placa ímpar podem circular a partir das 5h30 locais (1h30 de Brasília).

Compartilhar o carro, trabalhar de casa ou utilizar o transporte público são algumas das possíveis soluções para os proprietários de veículos com placas terminadas em número par.

Sem precedentes desde 1997, a decisão tomada no sábado, a oito dias das eleições municipais, conta com o apoio da esquerda e dos ecologistas, mas foi duramente criticada pela oposição e pelas associações de motoristas.

A oposição tenta capitalizar eleitoralmente a medida, enquanto o governo fala de responsabilidade frente ao fenômeno, que pode se prolongar por vários dias.

Para compensar os transtornos de não poder utilizar seu próprio veículo e encorajar os que contam com este direito a não fazê-lo durante um dia, os transportes públicos estão gratuitos na região.

Cerca de 700 policiais estarão mobilizados na capital e em seus arredores para garantir o cumprimento da circulação alternada, e os infratores serão multados com 22 euros se pagarem no ato e com 35 se o fizerem a partir dos três dias seguintes à infração.

bur-pau/glr/age/ra/ma