IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Jornal Bild quer a retirada dos tanques soviéticos de monumento em Berlim

15/04/2014 11h00

BERLIM, 15 Abr 2014 (AFP) - O jornal Bild iniciou nesta terça-feira uma campanha para a retirada dos dois tanques soviéticos que comemoram a libertação da Berlim pelo Exército Vermelho ao fim da Segunda Guerra Mundial, como forma de protesto contra o papel de Moscou na crise da Ucrânia.

"Quando os tanques russos ameaçam a Europa livre e democrática, não queremos os tanques russos no Portão de Brandeburgo", afirma o texto da petição que deve ser enviada à Câmara dos Deputados (Bundestag).

O jornal, que chama os tanques de "símbolos marciais da guerra", lançou a iniciativa com o tabloide BZ e destacou que as tropas russas mobilizadas na fronteira ucraniana "ameaçam a liberdade de um Estado soberano".

"Nós, signatários da petição, não queremos aceitar que no século XXI a força militar esteja novamente a serviço da política na Europa", completa o texto do Bild, considerado o jornal mais lido da Europa.

O Bild, que afirma não questionar os "imensos sofrimentos" do povo russo durante a Segunda Guerra Mundial, convida os leitores a cortar o texto no jornal, assiná-lo e enviá-lo ao Bundestag.

O Monumento Soviético, situado na Avenida 17 de Junho, perto do Portão de Brandeburgo, é dedicado aos mais de 80.000 soldados do Exército Vermelho que morreram na batalha de Berlim, em abril-maio de 1945.

Os dois tanques são os primeiros que entraram em Berlim ao fim da batalha.