IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ex-diretor do FMI Rodrigo Rato deixa o cargo no CaixaBank

07/10/2014 14h12

BARCELONA, 07 Out 2014 (AFP) - O ex-diretor-geral do FMI, Rodrigo Rato, se demitiu do cargo de conselheiro da imobiliária do grupo bancário espanhol CaixaBank, Servihabitat, informou nesta terça-feira à AFP uma fonte próxima da empresa.

Apesar de a demissão do economista espanhol ter sido apresentada em agosto, ela não se tornou pública até esta terça-feira, alguns dias depois de Rato se ver envolvido em um escândalo do Bankia, banco que presidiu até o seu resgate público em 2012.

Desmentindo as informações divulgadas na imprensa espanhola, a mesma fonte disse à AFP que a renúncia de Rato não se deveu aos escândalos.

Ministro da Economia durante o governo do conservador José María Aznar (1996-2004), Rato é investigado judicialmente por sua gestão no Bankia, cuja nacionalização precipitou o resgate europeu ao setor bancário espanhol.

O economista aparece em uma lista divulgada pela justiça com 86 diretores do banco que teriam gastado 15,2 milhões de euros para usos pessoais com cartões de crédito corporativos.