IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Israel proíbe trabalhadores palestinos de usar mesmos ônibus que colonos

26/10/2014 15h19

JERUSALEM, 26 Out 2014 (AFP) - Os trabalhadores palestinos em Israel não poderão a partir de agora pegar o mesmo ônibus que os colonos israelenses para voltar à Cisjordânia, uma medida classificada de "segregação racial" pelas associações de direitos humanos, informou neste domingo a imprensa israelense.

Centenas de palestinos com permissão de trabalho se deslocam diariamente até Israel, onde atuam principalmente no setor da construção. Até agora, tinham de passar, na ida, pelo ponto fronteiriço de Eyal, ao norte da Cisjordânia ocupada.

Mas a medida anunciada pelo ministério israelense da Defesa os obrigará a partir do próximo mês a se apresentar neste mesmo ponto de fonteira na volta, o que não acontecia antes, segundo o jornal liberal Haaretz.

Isso significa que já não poderão pegar os ônibus frequentados pelos colonos israelense, e que unem as grandes cidades de Israel com as colônias sem necessidade de passar por este ponto.

Essa informação ainda não foi confirmada.

Para a ONG israelense de direitos humanos B'Tselem afirmou que esta medida serve "para tapar o sol com a peneira e ceder aos pedidos (dos colonos) se segregação racial nos ônibus".

Em 2013, esta organização já havia condenado a decisão de Israel de colocar em andamento um serviço de transporte só para trabalhadores palestinos ligando a Cisjordânia e o território israelense.