IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hackers atacam serviços de PlayStation e Xbox

26/12/2014 21h18

WASHINGTON, 26 dez 2014 (AFP) - O serviço online do console de vídeo games Xbox, da Microsoft, voltou a funcionar na tarde desta sexta-feira, mas o PlayStation, da Sony, continuava fora do ar pelo segundo dia consecutivo, após um ataque reivindicado por um grupo hackers.

A interrupção dos serviços dos serviços começou na quinta-feira, Dia de Natal, quando milhares de jogadores ganharam de presente o console e tentaram se conectar sem sucesso aos serviços pela primeira vez.

Na tarde desta sexta-feira, o Xbox restabeleceu quase por completo seus serviços, com apenas três aplicativos que ainda apresentam problemas, segundo a página na internet deste console.

Não é o caso da PlayStation, que continua pedindo aos jogadores "paciência" e explicou que os técnicos tentam identificar e resolver o problema "o mais rápido possível".

As falhas de conexão aconteceram no dia seguinte à decisão da Sony e da Microsoft de difundir no PlayStation (em data ainda não definida) e no Xbox vídeo o filme "A Entrevista", uma polêmica sátira sobre um plano fictício para assassinar o líder norte-coreano Kim Jong-un.



- Sem vínculos com ataques contra a Sony - Os estúdios de cinema Sony Pictures também foram alvo de um ataque cibernético no fim de novembro, que o FBI atribuiu à Coreia do Norte, no qual milhares de e-mails de executivos e dados de 47.000 funcionários.

Os hackers que assumiram a autoria deste ataque exigiram da Sony que cancelasse o lançamento da sátira "A Entrevista", sobre um plano fictício da CIA para matar o líder norte-coreano Kim Jong-sun.

Após várias ameaças, os estúdios se viram forçados a cancelar a projeção do filme, mas poucos dias depois, voltou atrás e anunciou que o filme seria exibido na noite da Natal, conforme previsto, uma decisão aplaudida pelo presidente, Barack Obama.

Além de distribuir o filme em uma quantidade limitada de salas de cinema, a Sony Pictures a disponibilizou online, incluindo também o console Xbox, da Microsoft, e em seguida, o PlayStation, da Sony. No entanto, não foi estabelecida qualquer relação entre os dois casos.

O ataque ao Xbox Live e ao PlayStation Network foi reivindicado por um usuário do Twitter, recentemente criado: "Lizard Squad", enquanto o da Sony Pictures foi de autoria dos hackers Guardiães da Paz (Guardians of Peace).

O Lizard Squad é um grupo de hackers que atacou alvos da Sony no passado, embora não tenha sido possível estabelecer a veracidade da informação publicada no microblog.



- Ataque de amadores - Segundo alguns analistas, é improvável que haja um vínculo direto entre o ataque cibernético à Sony Pictures e o ataque atual contra PlayStation e Xbox, mas avaliam que esta última intervenção parece mais trabalho de amadores em busca de fama.

"A escolha do momento sugere que isto é um ataque que pode ser colocado na categoria de adolescentes que querem seus cinco minutos de fama", disse Pierre Samson, da firma de segurança informática European Circle Security and Information Systems.

"Há muito poucas possibilidades de que isto tenha um vínculo direto com o ataque à Sony Pictures" e acrescentou que diariamente são lançados milhares de ataques similares, no geral sem êxito.

"Por algumas centenas de dólares, é possível comprar no mercado negro (um programa informático tipo) Ddos, muito potente, que pode afetar vários sistemas", explicou.

O serviço PlayStation Network já sofreu vários ataques. O mais grave ocorreu em abril de 2011, quando os dados pessoais de cerca de 100 milhões de usuários foram roubados, obrigando a Sony a apagar sua rede durante mais de três semanas.