IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA: Tesouro pede ao Congresso elevação do teto da dívida

13/03/2015 18h45

Washington, 13 Mar 2015 (AFP) - O secretário do Tesouro americano, Jacob Lew, pediu nesta sexta-feira ao Congresso que eleve o teto da dívida sem que se recorra à pressão política.

O teto da dívida deve ser elevado a partir de segunda-feira e o Tesouro deverá "empregar medidas extraordinárias para continuar financiando o governo de maneira provisória", afirmou Lew em uma carta aos legisladores.

Para evitar uma nova ameaça de suspensão de pagamentos, o Departamento do Tesouro declarará nesta segunda-feira "uma suspensão provisória de emissão de títulos da dívida por parte do governo em nome de vários fundos públicos de aposentadoria".

Essas medidas temporárias, que não afetarão o pagamento de aposentadorias, permitirão obter bilhões de dólares de margem de manobra orçamentária.

"A solvência de Estados Unidos não é uma moeda de troca e peço ao Congresso que resolva essa questão sem controvérsias e sem recorrer à pressão política", afirmou Lew.

Democratas e republicanos aceitaram em fevereiro de 2014 suspender provisoriamente a obrigação de manter a dívida abaixo de um valor fixado por lei.

Esse compromisso expira na próxima segunda-feira, quando o atual nível da dívida pública (cerca de 18,1 trilhões de dólares) se transformará automaticamente no novo teto legal imposto ao Executivo.