IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petróleo cai com as preocupações relativas à demanda

01/09/2015 18h06

Nova York, 1 Set 2015 (AFP) - O petróleo sofreu uma queda de quase quatro dólares nesta terça-feira em Nova York após o anúncio de dados decepcionantes do setor industrial de China e Estados Unidos, os maiores consumidores mundiais de petróleo.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em outubro caiu 3,79 dólares e fechou a 45,41 dólares, interrompendo três sessões consecutivas de alta, que acumularam uma alta de 27%.

Em Londres, o barril de Brent, também para outubro, caiu ainda mais e fechou em 49,56 dólares.

"A fraqueza dos índices manufatureiros de China, Europa e Estados Unidos de hoje parecem ter contribuído com a queda dos preços do petróleo", disse Connor Campbell, analista da Spreadex.

O índice do setor manufatureiro dos Estados Unidos caiu em agosto, quando os analistas esperavam estabilidade.

Entretanto, foi a violenta contração desse setor na China o que derrubou o ânimo dos investidores.

O índice manufatureiro da China ficou em 49,7 em agosto, seu nível mais baixo em três anos, contra 50 em julho.

A China está empurrando para baixo os preços das matérias-primas, incluindo o petróleo, "como jamais se viu", disse uma nota do Citigroup

Pelo lado da oferta, ainda excessiva, as perspectivas não são muito melhores: "os iranianos dizem que começaram a aumentar sua produção", afirmou Kyle Cooper, da IAF Advisors

O Irã espera um rápido fim das sanções internacionais por seus programas nucleares e já aumentou sua produção em 50.000 barris por dia e alcançou o nível de 2012 (2,9 milhões de barris diários), segundo a TV oficial iraniana.

ur-chr/gm/jb/cc