IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Nestlé transforma resíduo de leite em água diante de persistência de seca na Califórnia

Thomas Mulier e Corinne Gretler

13/05/2015 16h30

(Bloomberg) - Diante de protestos na Califórnia, por engarrafar água em tempos de seca, a Nestlé gastará milhões para converter água residual do leite em um líquido que a empresa pode utilizar para limpar suas fábricas --e polir sua imagem corporativa.

A maior companhia engarrafadora de água dos EUA instalará novos sistemas de filtração em uma fábrica em Modesto, 144 quilômetros a leste de São Francisco, a fim de poder reutilizar os resíduos da fabricação do leite condensado Carnation em vez de jogá-los pelo esgoto. O líquido tratado será usado em lugar da água doce para limpar e esfriar, de acordo com José Lopez, diretor de operações da Nestlé.

"Não vamos divulgar isto para melhorar a nossa imagem ecológica", disse Lopez em entrevista no seu escritório em Vevey, Suíça. "Economicamente, não faz sentido fazer isto, é claro. A seca deste ano está nos ensinando que temos que pensar em formas de nos adaptar. Aquilo que hoje não parece totalmente aconselhável em uma perspectiva econômica se tornará necessário".

A medida fortalece a Nestlé contra as críticas no momento em que a Califórnia suporta o quarto ano consecutivo de seca. Em março, um grupo de até 24 manifestantes com foices de plástico bloqueou a entrada das instalações de engarrafamento de água da Nestlé em Sacramento durante meio dia e a empresa deixou de mandar caminhões para dentro e para fora do local. Mais de 82 mil pessoas assinaram uma petição exigindo à Nestlé que deixe de engarrafar água de uma nascente do sul da Califórnia.

A reforma de US$ 7 milhões na fábrica do leite Carnation reduzirá a utilização de água em 71% quando a primeira fase for concluída no ano que vem, disse Lopez.

Protestos

A fábrica economizará cerca de 238,48 milhões de litros por ano, equivalente a 9% da água utilizada pela Nestlé no estado para produzir as marcas de água engarrafada Arrowhead e Pure Life. A melhoria faz parte do plano da empresa suíça para reduzir a água que utiliza no mundo inteiro em 40% nos dez anos até 2015.

As operações de água engarrafada da Nestlé têm sido almejadas especialmente pelos manifestantes.

"É a pior seca que nós vimos em muito tempo, e é irresponsável da parte do estado permitir que a Nestlé engarrafe água que deveria ser um recurso público", disse Adaw Scow, diretor da Food Water Watch, uma ONG, na Califórnia. "Pediremos uma suspensão do engarrafamento de água com fins de lucro privado".

A Starbucks disse em 7 de maio que deixaria de utilizar água da Califórnia para sua marca Ethos e transferiria a produção para a Pensilvânia, mas a Nestlé rejeita a possibilidade de que deveria deixar de engarrafar água na Califórnia por causa da seca. A companhia suíça utiliza 4 milhões de metros cúbicos de água por ano no estado, menos de 0,008% da utilização total na Califórnia.

Agricultura

Lopez disse que a agricultura tem maior possibilidade de economizar água do que a Nestlé. Um quilo de carne exige milhares de litros de água, e uma melhoria nas práticas de irrigação significa maior potencial de economia, segundo o executivo.

A Nestlé também começará um projeto para reduzir a utilização de água nas fábricas de sorvete em Bakersfield e Tulare em 12% empregando bactérias para digerir a água residual a fim de torná-la adequada para seu uso na refrigeração. A empresa também planeja criar projetos de tratamento de águas residuais na África do Sul e no Paquistão.

Enquanto isso, a Nestlé está instando os governos a melhorar os aquedutos e reduzir os incentivos a desperdiçar água. É provável que os grandes usuários de água bombeiem mais se esperarem a implementação de reduções obrigatórias, o qual é um contrassenso, disse Lopez.

"Na Califórnia, não há infraestrutura", disse Lopez. "Você não vai olhar para mim e me responsabilizar por que não exista infraestrutura para lidar com a situação hoje, não é? É fácil demonizar algo assim".