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Amazon Go enfrenta desafio com startup de lojas sem caixa

Jeremy Kahn e Ellen Milligan

05/04/2019 12h19

(Bloomberg) -- Os supermercados, alarmados com o rápido crescimento da Amazon na Europa, querem reagir com a ajuda de uma pequena startup portuguesa.

A Sensei, uma empresa de tecnologia atuando há 16 meses e sediada em Lisboa, com o apoio da alemã Metro AG e da portuguesa Sonae SGPS, está lançando sua tecnologia para supermercados europeus, que competem com a gigante do comércio eletrônico, para abrir as primeiras lojas sem check-out da região.

A Sensei diz que três grandes supermercados europeus, incluindo uma operadora de supermercados do Reino Unido, devem usar sua tecnologia para as lojas que planejam abrir este ano, possivelmente antecipando-se à Amazon.

A Amazon opera 10 lojas Amazon Go em Seattle, Chicago e São Francisco e planeja abrir mais 3 mil até 2021, disseram pessoas com conhecimento do assunto. Também é proprietária da Whole Foods Market, que possui sete lojas em Londres.

À medida que os consumidores compram mais online e a Amazon entra no setor de alimentos, a Sensei vê uma possibilidade. "A Amazon Go é a melhor coisa que aconteceu conosco", disse Vasco Portugal, cofundador e CEO da Sensei, em uma entrevista. "Teria sido muito mais difícil para nós se eles não existissem, porque esta é uma tecnologia emergente e eles estão pressionando o mercado para crescer assim".

A startup usa câmeras aéreas e software de inteligência artificial para detectar o que é retirado das prateleiras e calcular a conta, mas também pode ver se os produtos são recolocados em qualquer lugar da loja, para que o consumidor não precise pagar. Os clientes fazem o check-in com um cartão de pagamento ou código de telefone celular quando chegam, e a loja recebe o pagamento automaticamente quando saem.

A tecnologia da Sensei pode ser mais barata de implantar. É mais fácil reformar as lojas existentes e instalar IA e câmeras do que usar sistemas multisensores, disse George Lawrie, analista principal da empresa de pesquisa Forrester. A tecnologia da Sensei também exige que os varejistas mostrem exemplos de cada item que vendem. Para isso fotografam os produtos de vários ângulos para que os algoritmos de visão computacional que compõem o software registrem.

Enquanto outras startups, incluindo a Standard Cognition, de São Francisco, e a Trigo Vision, de Israel, estão desenvolvendo tecnologia sem check-out, nenhuma avançou além do estágio piloto, segundo Gartner. Somente a Amazon e a chinesa Alibaba atualmente podem operar essas lojas, disse Joanne Joliet, diretora de pesquisa da empresa.

Joliet disse que, embora sua equipe ainda não tenha considerado a novidade da Sensei, os sistemas de câmeras não registram tudo. "Pode ser que registrem que você pegou uma garrafa de Coca Zero da prateleira, mas não dá para saber se era uma garrafa de 350 ou de 600 ml, especialmente se forem colocadas juntas", disse ela.

"Isso mostra como a indústria é competitiva agora", disse Richard Curry, sócio da consultoria Rapleys, que cobre o setor de supermercados do Reino Unido. "Se os supermercados quiserem aumentar a participação no setor, precisam ser os primeiros a fornecer esse tipo de tecnologia".

Repórteres da matéria original: Jeremy Kahn em Londres, jkahn21@bloomberg.net;Ellen Milligan em Londres, emilligan11@bloomberg.net