Airbus apresenta protótipo do 1º avião elétrico com fins comerciais
Paris, 25 abr (EFE).- O consórcio europeu Airbus apresentou, nesta sexta-feira (25), o primeiro protótipo de avião totalmente elétrico com fins comerciais, o e-Fan. A aeronave fez seu primeiro voo público em Bordeaux, na França.
O e-Fan é um avião-escola e servirá de expoente tecnológico e teste para possibilitar, nos próximos anos, o desenvolvimento de aviões comerciais totalmente elétricos, disse a Airbus em comunicado.
"Esses modelos ajudarão num contexto de respeito ao meio ambiente e, no longo prazo, desembocarão em tecnologias mais econômicas e eficientes", afirmou o diretor de Tecnologia e Inovação do grupo Airbus, Jean Botti.
A pequena aeronave tem dois lugares, 6,7 metros de comprimento, 9,5 metros de envergadura e foi construída em fibra de carbono. Ela é movida por dois motores, alimentados por baterias de lítio-íon polímeros de 250 volts.
Capaz de alcançar 220 km/h, o modelo não tem uma grande autonomia, o que o torna ideal para voos curtos, de 45 minutos a 1 hora, disse Botti. O e-Fan se adapta a missões como a formação de pilotos, rebocamento de aviões ou acrobacias, acrescentou.
Veja o primeiro voo do avião elétrico da Airbus na França
O ministro de Economia e Indústria da França, Arnaud Montebourg, disse que considera esse avião "a primeira etapa do setor para uma produção de gerações sucessivas de aviões elétricos de tamanho cada vez maior, até que sejam construídos aviões de grande porte totalmente elétricos nos próximos 20 anos".
"É uma nova revolução na aviação civil que está sendo preparada", afirmou o ministro. O projeto contou com apoio público.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.